“A medida tomada pela Secretaria foi muito forte, vamos apresentar um substitutivo, a Comissão o fará ainda esta semana. Tentaremos pegar assinaturas de todos os vereadores para ser um substitutivo da Câmara”, afirmou o vereador Antonio Goulart (PMDB) durante a reunião desta quarta-feira (05/08) da Subcomissão de Fretamento. O parlamentar ressaltou a importância da regulamentação do setor e o debate com o governo. De acordo com a lei do clima aprovada pela Casa, ficou estabelecido que o Executivo apresentaria até o dia 5 de agosto projeto de lei específico regulamentando as zonas de restrições à circulação de veículos fretados. “Vejo que o fretado é de fundamental importância para cidade, por isso esta Comissão ouviu vários segmentos, tanto empresários, como empregados e usuários. Houve a recusa, tanto em junho quanto agora, da participação de representantes da SPTrans e da CET. A presença deles enriqueceria e tranquilizaria o setor; mas se não querem discutir vamos fazer o substitutivo sem a discussão com eles”, ressaltou Goulart. O vereador Senival Moura(PT) também se mostrou contrário a portaria que restringe a circulação. “Acredito que o fretado não tenha uma influência tão grande no sistema convencional, se os representantes do governo estivessem aqui poderíamos dialogar e construir alternativas.” Diversos representantes do setor participaram do debate no Salão Nobre da Casa e apresentaram seus relatos. De acordo com as associações presentes, serão 11 mil desempregados com as restrições. A previsão é de que diversas empresas fechem suas portas devido a grande queda no número de passageiros. Proprietários de vans também externaram sua preocupação com a delimitação de áreas, pois não estão conseguindo atender os clientes do setor do turismo, já que precisam comunicar o trajeto a ser percorrido com cinco dias de antecedência para obter autorização. Jorge Miguel dos Santos, diretor do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento para o Turismo de São Paulo (Transfetur), comentou que os passageiros dos fretados não são os mesmos do transporte público. Santos abordou a importância do debate junto ao Legislativo. “A Câmara é o lugar para se debater e ajudar a organizar. Não é possível jogar a culpa do trânsito em 4% dos veículos fretados que trafegam pela cidade todos os dias. Queremos discutir o assunto com exaustão”, disse. “A gente tem de regulamentar e tirar o que tem de ruim no sistema, como pegar passageiro de ponto em ponto e deixar aonde quer; tem que ter ponto específico de parada. Mas não é justo que tenha uma zona de restrição e que se criem novas linhas de ônibus para levar os passageiros até a Berrine e Faria Lima, por exemplo”, concluiu vereador Goulart. Participaram do debate os vereadores Senival Moura, Donato (PT) e Antonio Goulart, presidente. |
Subcomissão de Fretamento apresentará substitutivo ao projeto do governo
Categorias
Outras notícias relacionadas
Audiência Pública reivindica direito à moradia, saneamento básico, saúde e energia elétrica no Jardim Herplin
Presidente da audiência, a vereadora Keit Lima (PSOL) pediu uma reunião entre parlamentares, moradores e representantes da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas da capital.
Atualizado em 07/03/2026 - 18h32Prestação de contas da saúde municipal é tema de Audiência Pública
Na próxima quarta-feira (11/3), a partir das 13h30, a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo realiza uma Audiência Pública sobre a prestação de contas das ações e da execução orçamentária da Secretaria Municipal da Saúde, referente ao 3º quadrimestre de 2025. A apresentação dos dados atende à... »
Atualizado em 06/03/2026 - 14h56Com apoio da Comissão do Turismo, Gourmonde Brasil 2026 é lançado na Câmara
A Câmara Municipal de São Paulo sediou na quinta-feira (5/3) o lançamento do Gourmonde Brasil 2026. O evento contou com o apoio da Comissão de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos. Confira os detalhes na reportagem da Rede Câmara SP:
Atualizado em 06/03/2026 - 14h51

.jpg)
.jpg)