O tempo dos semáforos instalados próximo às faixas de pedestres deverá ser aumentado para permitir a travessia das pessoas, principalmente de idosos, para que não sejam atropeladas. A medida está prevista no Projeto de Lei 243/10, de autoria do vereador Cláudio Prado (PDT), cujo parecer de legalidade foi aprovado nesta quarta-feira (06/10) pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa. O PL considera como velocidade máxima para efeito de cálculo e regulagem da velocidade, 8 metros por segundo. Cláudio Prado destaca que atualmente São Paulo possui cerca de 1,3 milhão de idosos – pessoas com 60 anos ou mais – e, desta forma, o Poder Público deve se preocupar mais com a infraestrutura para proporcionar mais segurança a essas pessoas e dentre algumas necessidades premente, a de adequar os semáforos para pedestres em tempo hábil para que, notadamente, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida possam atravessar as vias sem serem atropeladas.
O parlamentar lembra que “de acordo com especialistas em trânsito, a velocidade máxima de caminhada de um ser humano é de 0,8 metros por segundo e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) adota para travessia dos pedestres a velocidade de 1,2 metro por segundo, tempo insuficiente para que as pessoas consigam concluir a travessia e, para os idosos ou pessoas com deficiência, esta situação se agrava”.
Também foram aprovados os pareceres de legalidade dos seguintes projetos:
PL77/99, do vereador Wadih Mutran (PP);
PL 25/09, do vereador Paulo Frange (PTB);
PL 296/10, do vereador Paulo Frange (PTB);
PL356/10, do vereador Adilson Amadeu (PTB)
PL222/10, da vereadora Juliana Cardoso (PT);
PDL 19/10, dos vereadores Cláudio Fonseca (PPS) e Penna (PV);
DOCREC 1602/10, da PMSP;
PL 333/07, do vereador Francisco Chagas (PT);
PL 346/10, do Ricardo Teixeira (PSDB);
PL347/10, do Executivo;
PLO 07/09, do vereador Netinho de Paula (PCdoB).
Participaram da reunião os seguintes vereadores: Ítalo Cardoso (PT); João Antonio (PT), Agnaldo Timóteo (PR), Gabriel Chalita (PSB), Floriano Pesaro (PSDB), Netinho de Paula (PCdoB), Ushitaro Kamia (DEM), Police Neto (PSDB) e Abou Anni (PV).
|
Semáforos de pedestres deverão ficar mais tempo abertos para a travessia
Categorias
Outras notícias relacionadas
Transporte por motocicleta: projeto que regulamenta serviço em São Paulo recebe pedido de vistas na CCJ; PL passará por Audiência Pública
A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) se reuniu extraordinariamente nesta quinta-feira (4/12) para apreciar dois PLs (Projetos de Lei) do Executivo e um da Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara Municipal de São Paulo. O colegiado ainda demandou dois requerimentos, sendo um pedido de Audiência Pública sobre a regulamentação... »
Atualizado em 04/12/2025 - 15h21Comissão de Direitos Humanos apresenta balanço anual e aprova requerimentos
Nesta quinta-feira (4/12), a Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo se reuniu para realizar o balanço geral das atividades desenvolvidas pelo colegiado em 2025. Também foram aprovados sete requerimentos, entre eles a solicitação de uma Audiência Pública. A presidente da comissão, vereadora Luna Zarattini (PT), iniciou destacando a... »
Atualizado em 04/12/2025 - 13h58Serviço Família Acolhedora: projeto que altera critérios do auxílio será discutido em Audiência Pública da CCJ
A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) da Câmara Municipal de São Paulo promove uma Audiência Pública, na próxima segunda-feira (8/12), sobre o PL (Projeto de Lei) 1461/2025. De autoria do Executivo, a proposta altera a Lei nº 13.545/2003 para estabelecer novos critérios de cálculo do auxílio pecuniário concedido ao SFA (Serviço Família... »
Atualizado em 04/12/2025 - 11h38


