Presente à reunião desta terça-feira (08/12) da Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude da Câmara Municipal de São Paulo, a vice-prefeita e secretária municipal da Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Alda Marco Antonio, fez exposição sobre os programas, realizações e prioridades em relação à rede de proteção. Entre os temas tratados, estão trabalho infantil, convênios, abrigos, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência Especializados da Criança e do Adolescente (CRECAS).
Alda manifestou sua satisfação com a inauguração de quatro novos CRAS (Freguesia do Ó, Jaçanã/Tremembé, Mooca e Guaianases). Sete outros estão prontos para serem inaugurados. A secretária exibiu imagens das instalações dos novos CRAS.
“Até hoje, a maioria dos CRAS da cidade de São Paulo está localizada dentro das Subprefeituras, sem personalidade própria, e misturada com todos os problemas afetos às Subs. A partir da inauguração dos novos CRAS, essa nova rede dará à assistência social de São Paulo uma personalidade própria, uma identidade. Quem for buscar direitos na área da assistência social, terá uma sede absolutamente bem preparada, com funcionários preparados para promover a reparação”, destaca.
“Os CRECAS são uma porta de entrada, mas não há uma continuação, uma porta de saída para crianças e adolescentes que vivem em situação de rua”, considerou o vereador Senival Moura (PT).
“O CRECA tem que ser melhorado, mas não vai desaparecer”, diz a vice-prefeita.
Mais dinheiro para a proteção social
Alda Marco Antonio falou dos 336.442 beneficiários dos programas de transferência de renda (das três esferas de governo: Renda Mínima, Bolsa Família, PETI, Ação Jovem e Renda Cidadã), do aumento do número de convênios (de 479, em dezembro de 2008, para 519, em janeiro de 2010) e das 543 pessoas atendidas pela Proteção Social Especial às crianças e jovens vítimas de violência sexual. Também se comprometeu a resolver a questão do dissídio coletivo dos funcionários das entidades sociais conveniadas. Afirmou também que os agentes de proteção social não estão preparados para lidar com a doença, consequência previsível da criança que está exposta ao vício em drogas.
No que tange aos pontos de trabalho infantil na cidade, Alda comentou: “A Secretaria está fortalecendo os programas com a família. Porque essas crianças que trabalham nos pontos, têm família. A maioria está matriculada nas escolas. Então, só uma ação muito forte junto às famílias é que vai minorar e resolver esse problema.”
Também condenou o oferecimento de esmolas às crianças de rua, pois isso prejudica a formação delas, além de desacostumá-las ao trabalho.
“A secretária não tem só um olhar político. Tem um olhar de mãe. Eu vejo aqui as mulheres participando e gosto muito disso. Eu acredito que com essas mulheres no poder público a gente tem um grande avanço”, observou a vereadora Noemi Nonato (PSB).
Antes da fala da secretária e vice-prefeita, o vereador Floriano Pesaro (PSDB), que presidiu a reunião, anunciou o ânimo da Casa de incrementar as verbas para a assistência social. Aumentariam, por exemplo, as dotações para o Programa Família Acolhedora e para a Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (CMESCA).
Estiveram presentes à reunião os vereadores Floriano Pesaro; Alfredinho (PT); Senival Moura; Sandra Tadeu (DEM), Agnaldo Timóteo (PR); Noemi Nonato e Juliana Cardoso (PT).
|
Secretária de Assistência Social presta contas de sua pasta
Categorias
Outras notícias relacionadas
Vereadores da Comissão de Inovação recebem representantes de secretarias municipais na última reunião do ano
Na tarde desta quinta-feira (11/12), vereadores que compõem a Comissão de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente da Câmara Municipal de São Paulo se reuniram para ouvir representantes de entidades convocadas para prestarem esclarecimentos sobre tecnologias implementadas na capital paulista. Presidente do colegiado, o vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS) também aproveitou o momento para destacar a produtividade... »
Atualizado em 11/12/2025 - 18h11CCJ dá aval à redação final de projetos do Executivo aprovados na sessão de quarta
Na manhã desta quinta-feira (11/12), a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa da Câmara Municipal de São Paulo realizou uma reunião extraordinária para analisar a redação final de dois projetos de autoria do Executivo, aprovados na Sessão Plenária de quarta (10/12). Após o aval da CCJ, ambos projetos seguem agora para a sanção do... »
Atualizado em 11/12/2025 - 13h20Comissão de Administração Pública dá aval a projeto que cria o Parlamento Universitário na Câmara
Na reunião desta quarta-feira (10/12), a Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de São Paulo analisou 14 itens da pauta. As propostas incluem projetos e requerimentos. Entre as matérias que tiveram parecer favorável aprovado está o PL (Projeto de Lei) 786/2025 – do vereador Isac Félix (PL). O objetivo da proposta é implantar protocolos de segurança no... »
Atualizado em 10/12/2025 - 18h49


