Nesta quarta-feira (12/05), a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher aprovou o parecer favorável ao PL 703/2006, de autoria do vereador Paulo Frange (PTB), que institui o Programa de Prevenção e Tratamento de HPV – papilomavírus humano e câncer do colo de útero. Em sua justificativa o vereador defende: “Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam que o HPV está em mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero, é a quarta causa de morte por câncer em mulheres”.
Também foi aprovado o parecer favorável ao PL 330/2009, de autoria do vereador Toninho Paiva (PR), que altera a redação do art. 1º da Lei 13.845/05 de 07 de janeiro de 2005, que dispõe sobre a manutenção de desfibrilador em parques, velórios, cemitérios e escolas.
No dia 16 de abril, a Comissão esteve no Ambulatório de Especialidades Dr. Alexandre Yazbek, também conhecido como Posto Ceci, para apurar denúncias de portadores de hanseníase sobre falta de médico e insumos. Os diretores do Hospital foram convidados a prestarem esclarecimentos à Comissão, mas apenas a enfermeira Sandra Ferraz compareceu. Segundo o presidente da Comissão, Zelão (PT), a diretoria será convidada novamente.
A Comissão também atendeu ao pedido do secretário-adjunto de Saúde, José Maria Orlando, transferindo a audiência pública da prestação de contas do 1º trimestre de 2010 da Pasta para o dia 26 de maio na Câmara Municipal.
Também participaram da Comissão os vereadores Sandra Tadeu (DEM); Juliana Cardoso (PT); Milton Ferreira (PPS); e Jamil Murad (PCdoB).
|
Saúde aprova parecer favorável a PL que institui Programa Prevenção e Tratamento de HPV
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00Em 2025, a CCJ analisou quase mil projetos; confira como foram as atividades do colegiado
A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) da Câmara Municipal de São Paulo, presidida pela vereadora Sandra Santana (MDB), manteve a agenda de trabalho para deliberar demandas da Casa nos dois semestres de trabalho de 2025. O colegiado é responsável por avaliar os critérios de legalidade e constitucionalidade para a tramitação de projetos... »
Atualizado em 14/01/2026 - 12h00


