A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher aprovou, nesta quarta-feira (15/09), o parecer favorável ao PL 447/09 de autoria do vereador Paulo Frange (PTB) que cria no município a figura do cuidador. Frange explica na justificativa quem são os cuidadores. “São pessoas próximas que não necessariamente tiveram uma formação técnica para o cuidado de idosos. Geralmente é alguém da família, comadres, vizinhos, colegas de trabalho, voluntários ou acompanhantes contratados, como auxiliares de enfermagem e empregados domésticos”.
O vereador e médico Gilberto Natalini (PSDB) descreve a função do cuidador. “É um misto de pessoa leiga com algumas orientações na área da saúde. Ela ampara o paciente no momento em que a equipe profissional não está por perto. É a relação humana colocada institucionalmente dentro do Sistema Único de Saúde”, disse.
O projeto atribui à Secretaria da Saúde a incumbência de orientar e instruir como cuidar adequadamente dos idosos.
Também foi aprovado o parecer favorável ao PL393/09, de autoria da vereadora Noemi Nonato (PSB) que altera a lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, para nela incluir o Mês da Saúde do Servidor Público Municipal, a ser realizado anualmente no mês de setembro. E o parecer favorável ao PL 562/07, da ex-vereadora Claudete Alves, que cria o "Centro Municipal de atendimento e apoio a criança e adolescente em situação de rua e/ou risco".
Participaram da reunião os vereadores Zelão (PT), presidente da Comissão; Noemi Nonato; Jamil Murad ( PCdoB); e Heida Lii (PPS).
|
Saúde aprova parecer favorável a PL que cria a figura do cuidador
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00Em 2025, a CCJ analisou quase mil projetos; confira como foram as atividades do colegiado
A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) da Câmara Municipal de São Paulo, presidida pela vereadora Sandra Santana (MDB), manteve a agenda de trabalho para deliberar demandas da Casa nos dois semestres de trabalho de 2025. O colegiado é responsável por avaliar os critérios de legalidade e constitucionalidade para a tramitação de projetos... »
Atualizado em 14/01/2026 - 12h00


