A Comissão de Saúde realizou, nesta quarta-feira (04/11), audiência pública para debater a situação da reabilitação fonoaudiológica na cidade de São Paulo. A falta de profissionais foi uma dos problemas identificados pelo Conselho Regional de Fonouadiologia, representado por Maria Cristina Pedro Biz. “Atualmente são 237 fonoaudiólogos trabalhando na rede de assistência da Secretaria de Saúde. Isso dá um profissional para cada aproximadamente 48 mil habitantes. O ideal seria um para cada dez mil habitantes”.
De acordo com o Conselho, outra questão que prejudica o atendimento à população é a falta de integração entre a rede de assistência e a centralização dos serviços
Claudia Taccolini Manzoni, fonoaudióloga que compõe a equipe da coordenadoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, agradeceu as informações trazidas pelo Conselho e pediu mais detalhes. “Ficamos satisfeitos com a proposta de parceria. Informações são muito importantes. Administrar uma rede como a de São Paulo é um desafio para qualquer gestor”, disse Manzoni.
A vereadora Juliana Cardoso (PT), presidente da Comissão, informou que o assunto será tratado na reunião do Plano Plurianual (PPA). “Conseguimos identificar as dificuldades dos profissionais e o PPA é uma forma de discutir melhor as soluções”, informou ela.
Subcomissão A melhor idade
Sérgio Pascoal, coordenador da Área Técnica da Saúde da Pessoa Idosa, traçou um panorama da situação do idoso no município de São Paulo. “Atualmente 11,5% da população paulistana têm mais de 60 anos e a tendência é aumentar cada vez mais”, informou.
“Quanto mais periférica mais a região precisa do serviço público”, explicou o coordenador.
Pascoal falou do Programa Acompanhante do Idoso onde uma equipe multiprofissional cria um plano de atendimento e cuidados personalizado para idosos fragilizados que têm dificuldades de locomoção. Neste programa um acompanhante fica responsável por ajudar o idoso nas mais diversas atividades. “Há 17 idosos totalmente dependentes para cada 100 mil habitantes de São Paulo”, explicou ele.
Também participaram da Comissão os vereadores Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB), Claudio Prado (PDT), presidente da Subcomissão; Milton Ferreira (PPS) e as vereadoras Sandra Tadeu (DEM) e Noemi Nonato (PSB).
|
Reabilitação Fonoaudiológica é tema de audiência pública da Saúde
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00


.jpg)