Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Enviar comentário

Proteção trabalhista de domésticas será discutida em Audiência Pública na Câmara de SP

Por: DA REDAÇÃO

18 de agosto de 2025 - 10:15

Divulgação da Audiência da Comissão de Saúde de 20 de agosto de 2025

A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo agendou uma Audiência Pública para quarta-feira (20/8), às 19h, com o objetivo de debater os desafios à proteção trabalhista das trabalhadoras domésticas.

A realização da audiência atende a um requerimento da vereadora Amanda Paschoal (PSOL). No documento, a parlamentar aponta para a importância da Emenda Constitucional nº 72/2013, e da Lei Complementar nº 150/2015, que garantiram a equiparação de direitos trabalhistas — incluindo salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-acidente, pensão por morte, aposentadoria por invalidez, por idade e por tempo de contribuição, jornada de trabalho de 44 horas semanais, adicional noturno, controle de ponto e obrigatoriedade de contribuição ao FGTS.

A vereadora também destaca diversos dados que ajudam a traçar o atual cenário para estas profissionais. De acordo com a PNAD 2019 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua “mais de 70% (setenta por cento) dessas trabalhadoras atuam na informalidade, sem carteira assinada, o que impede o acesso a direitos básicos como FGTS, seguro-desemprego e previdência social”.

Entre os convidados para o debate, além da sociedade civil, estão representantes do Fenatrad (Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas) e do Sindoméstica (Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos da Grande São Paulo)

Como acompanhar e participar da audiência

Interessados no tema podem participar presencialmente da audiência. Também é possível se manifestar por meio de videoconferência ou enviar sugestões via formulário digital. Para isso, acompanhe a agenda e todas as instruções no hotsite de Audiências Públicas.

O debate será transmitido ao vivo pelo Portal da Câmara (link Sala Tiradentes, disponível em Auditórios Online), e pelas redes sociais do Legislativo paulistano, como o canal Câmara São Paulo no YouTube.

 

Serviço:
Audiência Pública da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher
Desafios à proteção trabalhista das trabalhadoras domésticas
Data: 20/8
Horário: 19h
Transmissão: Sala Tiradentes e redes sociais da CMSP
Informações: saude@saopaulo.sp.leg.br

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar