Proposta com o PPA 2026-2029 deve chegar à Câmara até o fim do mês; conheça o objetivo do Plano Plurianual

Por: DA REDAÇÃO

21 de setembro de 2025 - 09:01

Categorias

Plenário 1º de Maio do Palácio AnchietaRichard Lourenço | REDE CÂMARA SP

A cada quatro anos, a Câmara Municipal de São Paulo recebe da Prefeitura da capital paulista um Projeto de Lei com o PPA (Plano Plurianual). A proposta apresenta uma série de planejamentos do governo, com os recursos, as metas e os indicadores para as diversas áreas da cidade.

O instrumento passa a vigorar sempre no segundo ano do mandato, ou seja, o próximo PPA irá orientar o desenvolvimento de São Paulo de 2026 a 2029. O Plano Plurianual prevê, por exemplo, a programação das grandes obras e dos serviços públicos.

Entre as ações incluídas no documento estão as construções de hospitais, escolas e linhas de metrô, bem como medidas para aprimorar o ensino municipal, o policiamento e os atendimentos à saúde. 

Um dos objetivos do PPA é tornar a cidade mais sustentável e inovadora. A ferramenta tem a missão de integrar o plano com as políticas públicas, alinhar as diretrizes, garantir os recursos para executar os programas e priorizar as necessidades para combater as desigualdades sociais. 

Conforme determina a legislação, o Plano Plurianual tem de ser protocolado na Câmara Municipal até 30 de setembro do primeiro ano do mandato. Portanto, o documento deve chegar à Casa nos próximos dias.

Após apresentação do PPA no Legislativo paulistano, além de tramitar pelas comissões pertinentes, a proposta é debatida em audiências públicas para ouvir as demandas da população. O projeto é votado pelo Plenário até o fim do ano. 

Outras notícias relacionadas