A Comissão de Constituição, Justiça e Legislação já aprovou. Agora, o Projeto de Lei n° 618/2007, que proíbe as pessoas de fumarem narguilé em locais público, encontra-se tramitando na Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, da Câmara Municipal. O projeto é de autoria do médico e vereador Gilberto Natalini (PSDB). Propus essa proibição com o objetivo de não estimular os jovens ao uso do fumo, que tantos males causam à saúde das pessoas, principalmente dos adolescentes, explicou o vereador. De acordo com Natalini, o tradicional cachimbo narguilé, com fumo aromático ou não, tornou-se uma febre entre os jovens brasileiros e está cada vez mais presente em festas, bares e outros ambientes fechados. Sabe-se que uma hora fumando narguilé equivale ao consumo de 100 cigarros comuns, disse o vereador. O consumo lento e a diluição possibilitam que maiores quantidades de nicotina sejam absorvidas sem causar as náuseas e tonturas que a inalação rápida provoca quando se fuma cigarros.Outro risco é quanto à fumaça, que tanto pode ser tragada ou não. É importante deixar claro que mesmo quando a fumaça não é tragada, a mucosa da boca absorve diretamente a nicotina, alertou Natalini.O narguilé é composto de um fornilho, uma mangueira e um recipiente contendo água perfumada ou não, pelo qual passa a fumaça antes de chegar à boca. No fornilho, uma peça de cerâmica, coloca-se o tabaco, e, por cima deste, o carvão em brasas.OrigemO Narguilé tem origem no Oriente. Uma das versões é a de que o narguilé teria sido inventado na Índia do século XVII, pelo médico Hakim Abul Fath, como um método para retirar as impurezas da fumaça. Quando chegou à China, passou a ser utilizado para fumar o ópio, e assim permaneceu até a revolução comunista, no fim da década de 40. Na mão dos árabes, o cachimbo de água foi rapidamente incorporado para ser apreciado em grupo, acompanhado de café e prosa. Existem evidências históricas de narguilés na Pérsia e na Mesopotâmia. As peças mais primitivas eram feitas com madeira e um coco que fazia o lugar do corpo (o nome origina-se do persa n?rgil, que significa “coco”). Com o desenvolvimento das civilizações e as expansões territoriais (principalmente dos países europeus), o narguilé, já similar ao que conhecemos hoje (com base de cerâmica ou porcelana e corpo de metal), começou a ser divulgado, e trazido junto com especiarias como cravo e canela.As Cruzadas também auxiliaram a espalhar o narguilé pelo mundo, quando os guerreiros sobreviventes traziam-no para seus países.No Brasil, o narguilé foi trazido por alguns imigrantes europeus, e divulgado pelas colônias turca, libanesa e judaica.
|
PL que proíbe fumar narguilé está tramitando na Comissão de Política Urbana
Categorias
Outras notícias relacionadas
Finanças avança PLs voltados à sustentabilidade e pessoas com deficiência e aprova audiência sobre PL sobre esporte na periferia
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores se reuniu nesta quarta-feira (22/10) e avaliou uma pauta com 15 itens. Entre os aprovados, destaque para PLs (Projetos de Lei) voltados às áreas da sustentabilidade, assistência para pessoas com deficiência, além de um pedido de Audiência Pública sobre projeto esportivo. Sustentabilidade O colegiado avançou... »
Atualizado em 22/10/2025 - 13h34Comissão de Turismo recebe representantes do Festival do Japão e da Oktoberfest em São Paulo
A reunião da Comissão de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos, realizada na manhã desta terça-feira (21/10), contou com a participação do presidente da Comissão Executiva do 27º Festival do Japão e do presidente do Oktoberfest em São Paulo. O presidente da Comissão, vereador Gilberto Nascimento (PL),... »
Atualizado em 21/10/2025 - 15h07Situação de presos e atenção aos egressos do sistema prisional foram discutidas em Audiência Pública
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta segunda-feira (20/10), Audiência Pública para debater o tema “Familiares exercendo sua Cidadania: Desafios e Possibilidades para a Retomada dos Vínculos Afetivos e de Confiança Com as Pessoas Aprisionadas em um Contexto de Interiorização dos Presídios”. O debate atendeu ao... »
Atualizado em 20/10/2025 - 21h33