A Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa analisou nesta quarta-feira (25/08) 42 projetos e aprovou os pareceres de constitucionalidade e legalidade de 13. Entre eles destaca-se o PL 363/10, de autoria do Executivo, que a altera a legislação tributária para conceder benefícios voltados aos empreendimentos habitacionais incluídos no Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV). Entre os benefícios, está a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos imóveis adquiridos pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para o Programa de Arredamento Residencial (PAR) e para Programa Minha Casa, Minha Vida, durante o período de execução das obras. Também prevê isenção do ITBI às transmissões de bens ou de direitos relativos aos imóveis adquiridos pelo FAR para o PMCMV e do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).
Foram aprovados os pareceres de legalidade ou constitucionalidade dos seguintes projetos:
PL 380/08, do vereador Eliseu Gabriel (PSB);
PL 84/10, do vereador Cláudio Fonseca (PPS);
PL 110/10, do vereador Agnaldo Timóteo (PR);
PL 336/10, do Executivo;
PR 17/06, dos vereadores Chico Macena (PT), Goulart (PMDB), Juscelino Gadelha (PSDB), Paulo Frange (PTB), Ushitaro Kamia (DEM) e dos ex-vereadores William Woo e Myryzm Athiê;
PL 127/10, do vereador Adolfo Quintas (PSDB);
PDL 47/10, do vereador Cláudio Fonseca (PPS);
PL 60/10, da vereadora Marta Costa (DEM);
PL144/10, do vereador Souza Santos (PSDB);
PL 186/10, do vereador Toninho Paiva;
PL252/10, do vereador Aurélio Miguel (PR).
Participaram da reunião os seguintes vereadores: Ítalo Cardoso (PT), Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB), Floriano Pesaro (PSDB), Ushitaro Kamia (DEM), Abou Anni (PV), Agnaldo Timóteo (PR) e Gabriel Chalita (PSB).
|
PL do Executivo concede benefícios aos empreendimentos habitacionais
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pais e servidores municipais da rede de ensino da capital discutem educação inclusiva na Câmara
Os “Desafios e Caminhos para a Educação Inclusiva na Rede Pública: Políticas, Práticas e Garantias de Direito” foram a temática da Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo na noite desta sexta-feira (17/10). O debate foi presidido pelo vereador Celso Giannazi (PSOL), integrante do colegiado. O parlamentar destacou a... »
Atualizado em 17/10/2025 - 22h19Câmara Municipal de São Paulo debate o novo Plano Nacional de Educação
O PNE (Plano Nacional de Educação), principal diretriz da política educacional brasileira, foi tema de uma Audiência Pública na noite desta quinta-feira (16/10). A discussão foi promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Comissão Especial da Câmara Federal dos Deputados. No Legislativo paulistano, o debate... »
Atualizado em 16/10/2025 - 22h59Orçamento 2026 e PPA: segurança urbana, desestatização e fiscalização de serviços são debatidas em audiência
Nesta quinta-feira (16/10), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou a segunda Audiência Pública temática para discutir as propostas da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026 e do PPA (Plano Plurianual) para o quadriênio de 2026 a 2029. O debate focou nas secretarias municipais de Segurança Urbana e de... »
Atualizado em 16/10/2025 - 21h40