O Projeto de Lei 217/10, de autoria do vereador Ushitaro Kamia (DEM), que cria o Dia Municipal de Orientação Sobre Hemangiomas, Linfagiomas e Síndromes Hemangiomatosas, a ser comemorado, anualmente, no dia 15 de maio, teve seu parecer de legalidade, com substitutivo, aprovado nesta quarta-feira (15/09) pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa da Câmara de São Paulo. Kamia, em sua justificativa, diz que o projeto pretende fazer com que a rede pública da cidade faça com que os estudantes e a população conheçam a doença e possa reduzir seus impactos.
O vereador explica ainda que Hemangiomas são tumores vasculares benignos que podem estar presentes ao nascimento ou aparecer nos primeiros meses de vida. Alguns hemangiomas desaparecem espontaneamente sem a necessidade de nenhum tipo de tratamento, enquanto outros apresentam uma evolução desfavorável e necessitam de tratamento específico.
Os tumores vasculares são os tumores mais freqüentes da infância com incidência de 3-5 para cada 100 nascimentos.
Cerca de 15% dos casos de hemangiomas necessitam de algum tipo de tratamento.
A comissão analisou 24 projetos. Desse total, 10 tiveram seus pareceres de legalidade e constitucionalidade aprovados. São eles:
PL 687/08, do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR);
PL 54/10, do vereador Cláudio Fonseca (PPS);
PL 179/10, do vereador Paulo Frange (PTB);
PL 153/10, do vereador Ushitaro Kamia;
PL 166/10, do vereador Gilson Barreto (PSDB);
PL 184/10, do vereador Eliseu Gabriel (PSB);
PL 282/10, do vereador Atílio Francisco (PRB);
PL 743/09, do vereador Gilson Barreto (PSDB).
Participaram da reunião os seguintes vereadores: Ítalo Cardoso (PT), Floriano Pesaro (PSDB), Aurélio Miguel (PR), José Police Neto (PSDB), Netinho de Paula (PCdoB), Gabriel Chalita (PSB), Ushitaro Kamia (DEM), Abou Anni (PV) e João Antonio.
|
PL cria o Dia Municipal de Orientação Sobre Hemangiomas e Linfagiomas
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00Em 2025, a CCJ analisou quase mil projetos; confira como foram as atividades do colegiado
A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) da Câmara Municipal de São Paulo, presidida pela vereadora Sandra Santana (MDB), manteve a agenda de trabalho para deliberar demandas da Casa nos dois semestres de trabalho de 2025. O colegiado é responsável por avaliar os critérios de legalidade e constitucionalidade para a tramitação de projetos... »
Atualizado em 14/01/2026 - 12h00


