Obesidade na terceira idade é tema de seminário na Câmara Municipal de São Paulo

Juvenal Pereira
Seminário QV
“Nada de carne gorda e de consumir muito óleo”, decretou o médico endocrinologista Nunes Salles

 

O mandato do vereador Beto Custódio (PT), em parceria com o deputado federal José Eduardo Martins Cardozo, promoveu nesta segunda-feira (10/11) mais uma edição do Seminário Qualidade de Vida para um Envelhecimento Saudável. O tema, desta vez, é Obesidade na Terceira Idade e contou com palestra do endocrinologista João Eduardo Nunes Salles, professor da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.
 
“Vou falar sobre a prevalência da obesidade entre os idosos, abordar rapidamente aspectos nutricionais, atividades físicas e tratamentos”, anunciou Salles, antes do evento. “No caso do idoso é necessária uma atenção especial à questão dos medicamentos, já que há riscos como hipertensão arterial, entre outros”, alertou.
 
Durante o seminário, Salles fez sérias recomendações aos presentes. “Fritura de imersão deve ser reduzido. Temos que ver que tipo de carne eu estou comendo. Então, eu comprei acem. Que que eu vou fazer? Vou tirar toda a gordura, antes de fazer. Não comprem contrafilé, sobrecoxa, coxa de frango, que são carnes muito gordas”, aconselhou. “Nada de carne gorda, nada de gastar muito óleo. Outra coisa que engorda é o consumo do açúcar. Consumir exageradamente açúcar significa comer doce, sorvete, bala, refrigerante. Fazer o suco de laranja com açúcar é uma história que eu não sei de onde veio. Ele já tem o açúcar natural.” O médico lembrou que, com exceção do suco de maracujá e da limonada, sucos de frutas não precisam ser adoçados. Também disse ser preferível cozinhar com óleo vegetal (de soja, de canola ou de girassol) do que com gordura de porco ou de coco. E, por fim, torceu o nariz para o fato de a garrafa de cafezinho doce servida aos presentes ter acabado antes da garrafa do amargo.
 
O palestrante é também secretário-geral da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica). A entidade mantém um site que orienta as pessoas sobre diversas questões relacionadas à obesidade. O endereço é www.abeso.org.br
 
Antes da conferência, houve apresentação do grupo de serestas Vila Manchester.

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Seminário QV
Serestas animaram o auditório da Sala Sérgio Vieira de Melo
Juvenal Pereira
Seminário QV
Presentes ficaram sabendo mais sobre tratamento da obesidade
Juvenal Pereira
Seminário QV
João Eduardo Nunes Salles é professor da Santa Casa

Veja também