Durante audiência pública da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio-Ambiente, nesta quarta-feira (02/12), participantes da Associação Viva Pacaembu mostraram suas divergências com o texto do PL 675/09, de autoria do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR) e outros, que prevê a mudança do Zoneamento de uma área de 48 mil metros quadrados onde ficava a antiga Fundação do Bem-Estar do Menor (Febem), no bairro do Pacaembu. A área foi adquirido pela Fundação Faculdade de Medicina da USP há mais de 10 anos com o objetivo de se criar uma escola de pós graduação, para isso, o local tem que deixar de ser uma Zona Estritamente Residencial (ZER)e se tornar uma Zona de Ocupação Especial (ZOE). É essa mudança que o PL 675/09 propõe.
Flávio Fava, diretor da Fundação Faculdade de Medicina da USP, garante que a instituição vem cuidando do local, que é patrimônio tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e possui 450 árvores registradas. “Nós apenas queremos corrigir um equívoco. Não é possível uma área de quase 50 mil metros quadrados ser uma propriedade residencial”, defendeu o diretor.
Pedro Ernesto, vice- presidente da Associação Viva Pacaembu, não concorda com os argumentos do diretor. “Haverá uma perda de qualidade ambiental. O lugar é um pulmão para a cidade de São Paulo. A partir do momento que o zoneamento for mudado não teremos controle do que acontecerá lá”,afirmou Pedro.
O vereador Juscelino Gadelha (PSDB) afirmou que é um dos maiores defensores dos patrimônios da cidade e é a favor da mudança. “ Neste caso, o patrimônio público vem sendo bem preservado pela Fundação. Acho importante incentivar projetos que apoiem a pesquisa. A sociedade se beneficia”, justificou Gadelha.
Após a audiência pública a Comissão realizou reunião ordinária e aprovou os seguintes projetos:
PL 16/09 de autoria do vereador Juscelino Gadelha
PL 46/09 de autoria do vereador Adolfo Quintas (PSDB)
PL 56/09 de autoria do vereador Ushitaro Kamia (DEM)
PL 113/09 de autoria do vereador Francisco Chagas (PT)
PL115/09 de autoria da vereadora Sandra Tadeu (DEM)
PL 267/07 de autoria da ex-vereadora Claudete Alves
PL 274/08 de autoria do vereador Gilberto Natalini (PSDB)
PL 314/09 de autoria do vereador Antonio Carlos Rodrigues(PR)
PL 329/09 de autoria do vereador Paulo Frange (PTB)
PL 415/02 de autoria do ex-vereador Adriano Diogo
PL 542/97 de autoria do vereador Wadih Mutran (PP)
PL 514/09 de autoria do vereador Quinto Formiga (PR)
PL 535/09 de autoria do vereador Penna (PV)
PL 548/09 de autoria do vereador Toninho Paiva (PR)
PL 644/08 de autoria do vereador Claudinho de Souza (PSDB)
Além do vereador Juscelino Gadelha, também participaram da audiência pública os vereadores Carlos Apolinário (DEM), José Police Neto ( PSDB), Chico Macena ( PT) e, Zelão (PT).
|
Mudança de Zoneamento de área no Pacaembu gera polêmica em audiência pública de Política Urbana
Categorias
Outras notícias relacionadas
CCJ dá aval à redação final de projetos do Executivo aprovados na sessão de quarta
Na manhã desta quinta-feira (11/12), a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa da Câmara Municipal de São Paulo realizou uma reunião extraordinária para analisar a redação final de dois projetos de autoria do Executivo, aprovados na Sessão Plenária de quarta (10/12). Após o aval da CCJ, ambos projetos seguem agora para a sanção do... »
Atualizado em 11/12/2025 - 13h20Comissão de Administração Pública dá aval a projeto que cria o Parlamento Universitário na Câmara
Na reunião desta quarta-feira (10/12), a Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de São Paulo analisou 14 itens da pauta. As propostas incluem projetos e requerimentos. Entre as matérias que tiveram parecer favorável aprovado está o PL (Projeto de Lei) 786/2025 – do vereador Isac Félix (PL). O objetivo da proposta é implantar protocolos de segurança no... »
Atualizado em 10/12/2025 - 18h49Projetos voltados à segurança das mulheres, acessibilidade e verbas culturais avançam na CCJ
A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) se reuniu nesta quarta (10/12) para analisar uma pauta com 55 itens. Entre os projetos apreciados, estão PLs (Projetos de Lei) e PDLs (Projetos de Decreto Legislativo). O trabalho foi conduzido pela presidente do colegiado, a vereadora Sandra Santana (MDB). As propostas apreciadas são relacionadas a... »
Atualizado em 10/12/2025 - 18h19


