A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente recebeu, nesta segunda-feira (13/08), mais de 200 pessoas do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto que ocuparam um prédio abandonado na Rua Evaristo da Veiga, 186, no bairro da Mooca. Após várias reintegrações de posse, estas pessoas 518 famílias – foram colocadas na rua e, pelo fato de estarem sem moradia, ocuparam o prédio em estado de risco.Os populares apresentaram um requerimento e cobraram apoio dos vereadores que compuseram a mesa em relação à situação de reintegração de posse. A Comissão, presidida pelo vereador Carlos Apolinário (DEM), contou ainda com a presença dos vereadores Farhat (PTB), Juscelino Gadelha (PSDB), Arselino Tatto (PT), Chico Macena (PT) e Toninho Paiva (PR).Durante a reunião, Apolinário propôs a criação de um ofício para a criação de uma subcomissão que possa auxiliar estas pessoas na busca por uma moradia. Tentaremos criar uma subcomissão que analise e represente estas pessoas na busca por suas casas. Vamos ver com o Jurídico e com a Cohab como podemos ajudá-las. É importante também que a Assistência Social possa cadastrar as crianças e verificar as necessidades de cada uma, em relação à saúde e educação das mesmas.O vereador afirmou ainda que a Comissão vai lutar junto ao Movimento. O correto é que cada um tenha sua casa, mas discutiremos para que pelo menos tenham algum auxílio de moradia.Para o advogado dos Sem Teto, André Araújo, a reunião foi positiva. O mais importante foi que a Comissão apoiou os moradores e que este problema seja discutido com a Secretaria de habitação e com a Subprefeitura da Móoca. Temos que colocar esta questão na agenda política.
|
Movimento dos Trabalhadores Sem Teto reivindica assistência à 518 famílias
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Educação questiona fechamento de turmas do ensino médio do período noturno
Em reunião nesta quarta-feira (17/9) na Câmara Municipal de São Paulo, a Comissão de Educação, Cultura e Esportes analisou 21 itens da pauta – entre projetos e requerimentos. Também nesta tarde, foram eleitos os representantes da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação. Projetos O colegiado aprovou pareceres favoráveis de cinco PDLs... »
Atualizado em 17/09/2025 - 18h34Comissão de Saúde solicita esclarecimentos à Secretaria Municipal de Saúde sobre denúncias de suposta violência obstétrica
Na reunião desta quarta-feira (17/9), a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo analisou uma pauta com três itens. Entre eles, dois projetos e um requerimento. Todos avançaram no colegiado. Projetos Das propostas que tiveram o parecer favorável aprovado está o PL (Projeto de Lei) 519/2023, de autoria... »
Atualizado em 17/09/2025 - 17h29CCJ avança projetos na área da saúde; PL do Executivo recebe pedido de vistas
A reunião desta quarta-feira (17/9) da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) apreciou 45 itens da pauta. Do total, 36 projetos avançaram, oito foram adiados e um recebeu pedido de vistas – solicitação feita para analisar com detalhes determinado texto. Nesta tarde, destaque para discussões sobre propostas voltadas às áreas da saúde, cultura... »
Atualizado em 17/09/2025 - 17h17