Os motociclistas e suas garupas, que circulam pelas ruas de São Paulo, ficam proibidos de usar capacetes sempre que estiverem estacionados e ingressarem em estabelecimentos montados ou à pé. Assim que entrarem nos estabelecimentos deverão retirar o equipamentos para que possam ser identificados. A determinação consta no Projeto de Lei (PL) 658/08, de autoria do vereador Atílio Francisco (PRB), cujo parecer favorável foi aprovado, nesta quinta-feira (10/09), pela Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara Municipal de São Paulo. Em sua justificativa, o parlamentar diz que “o projeto de lei tem o objetivo principal de inibir ao máximo a facilidade de assaltos praticados por ladrões que se utilizam do capacete como uma máscara para evitar sua identificação”.
A Comissão aprovou ainda os pareceres favoráveis dos projetos de lei 062/99 e 160/00, ambos de autoria do vereador Wadih Mutran (PP).
O PL 062/99 obriga todas as clínicas de saúde particulares localizadas no Município de São Paulo a possuírem, no mínimo, uma ambulância à disposição de seus usuários, e o PL 160/00 obriga os supermercados a instalarem caixas térmicas em 20% de sua frota de carrinhos de compras para uso de seus consumidores. Em sua justificativa, o vereador diz que a medida “visa garantir a integridade dos produtos congelados comercializados nesses estabelecimentos”.
Participaram da reunião os seguintes vereadores: Ricardo Teixeira (PSDB), Marta Costa (DEM), Mara Gabrilli (PSDB), Antônio Goulart (PMDB) e Senival Moura (PT).
|
Motociclistas terão de tirar o capacete ao entrarem em estabelecimento público ou particular
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00.jpg)
