Tendo em vista reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, em 31 de maio, sob o título “Intervenções viárias são as campeãs de atraso", a Comissão de Finanças e Orçamento aprovou, na reunião desta quarta-feira (03/06), requerimento do vereador Roberto Tripoli (PV), no qual solicita que o Poder Executivo encaminhe relatório detalhado sobre as seguintes obras: a) As razões pelas quais estão extremamente atrasadas,
b) Custo total previsto na assinatura do contrato,
c) Prazo total inicialmente previsto na assinatura do contrato,
d) Custo nominal efetivo ano a ano desde o início da obra até 31 de dezembro de 2008,
e) Previsão de gastos ano a ano de 2009 em diante,
As obras em questão são:
I – Complexo Viário Jaraguá, cujo esqueleto foi montado em 1999 e ficou parado por quase uma década. Um novo contrato foi assinado em 2007 e a previsão da conclusão era de 1 ano e meio.
II – Largo da Batata, compreendendo obras de reconversão urbana do trecho da Avenida Faria Lima, com alargamentos das calçadas, correção do terreno e aterramento de fios. Obra contratada em 2004, com prazo de 1 ano e 2 meses para conclusão.
III – Viaduto do Café, compreendendo a recuperação do viaduto na região central da Radial Leste. O contrato foi assinado em 2002, com previsão de conclusão em 2 anos e 9 meses.
IV – Viaduto Beneficência Portuguesa, compreendendo a reforma do viaduto sobre a 23 de Maio, cujo contrato foi assinado em 2003, com previsão de conclusão em 1 ano e 9 meses.
V – Ponte do Limão, com obras na ponte sobre a Marginal do Tietê iniciadas em 2004 e que tiveram que ser interrompidas devido acidente causado por caminhão que abalou a estrutura. Os trabalhos foram retomados somente 4,5 anos depois. Um novo contrato foi assinado em 2008, com previsão de conclusão em seis meses.
A Comissão aprovou ainda mais quatro requerimentos com pedidos de informação ao governo municipal, com base em reportagens dos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde.
Foi aprovado também o PL 243/09, de autoria do Executivo, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2010.
Os vereadores Wadih Mutran (PP), Donato (PT), Floriano Pesaro (PSDB), Milton Leite (DEM), Roberto Trípoli (PV), Aurélio Miguel (PR), Arselino Tatto (PT), Adilson Amadeu (PTB) e Gilson Barreto (PSDB).
|
Finanças e Orçamento quer saber por que obras estão atrasadas
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00
.jpg)
