Em 2025, a Câmara Municipal de São Paulo atingiu uma marca histórica. Neste ano, foram protocolados na Casa 1.818 projetos – entre PLs (Projetos de Lei), PRs (Projetos de Resolução), PDLs (Projetos de Decreto Legislativo) e PLO (Projeto de Emenda à Lei Orgânica).
O maior número de propostas apresentadas no Legislativo paulistano havia sido registrado em 1995, com o total de 1.774 projetos. Todas as matérias protocoladas no Parlamento da capital paulista ficam disponíveis no Sistema de Processo Legislativo. O monitoramento dos projetos anexados na Câmara é feito diariamente pela equipe de consultores bibliotecários da Casa.
“Nós acompanhamos a atividade parlamentar, então atendemos às pesquisas sobre os projetos existentes. Nós também analisamos e revemos assuntos anteriores”, disse Mariângela Bernardo de Souza, supervisora da equipe de Documentação do Legislativo.
A partir do momento em que os projetos são protocolados, os profissionais do setor de documentação da Câmara fazem a indexação. Ou seja, indicam as palavras-chave que irão representar as propostas. Para as 1.818 matérias apresentadas em 2025, aproximadamente 54 mil termos foram atribuídos aos textos.
“Nós fazemos a leitura para achar as palavras-chave dos projetos no momento em que os projetos entram. Então, boa parte dos projetos está completamente indexada com as palavras-chave no dia seguinte na base de dados”, falou Ângelo Caio Monteiro da Cruz, consultor técnico legislativo em biblioteconomia e documentação.
Além dos projetos, a equipe de consultores bibliotecários também monitora os requerimentos protocolados. De acordo com Fernando de Lima Gasparotto, consultor técnico legislativo em biblioteconomia e documentação, “nós fazemos a indexação dos requerimentos de abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) – que já temos 40 esse ano – Audiências Públicas e decisões da Mesa Diretora. Essa é apenas uma parte do trabalho”.
*Com supervisão de Marco Calejo
