Eixo de Desenvolvimento Arco Jacú-Pêssego é debatido em audiência pública

Por: - DA REDAÇÃO

11 de novembro de 2015 - 16:57

Categorias

O Executivo enviou a Câmara Municipal o plano de melhoramentos viários para o Eixo de Desenvolvimento Arco Jacú-Pêssego, na zona leste da cidade. A iniciativa, constante no Projeto de Lei (PL) 347/2015, foi debatida em Audiência Pública realizada nesta quarta-feira (11/11) pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa).

As intervenções propostas no PL vão atingir o perímetro pertencente às subprefeituras de Itaquera, São Mateus e São Miguel. Gustavo Partezani, diretor de Desenvolvimento da SP Urbanismo, esclareceu que o PL pretende facilitar o acesso na região, classificada por ele como estratégica na cidade.

“Eu preciso reservar as áreas que vão receber esses corredores de ônibus, essas estações, esses corredores de carga, a logística da cidade. Vale lembrar que toda matéria prima da cidade, boa parte dela entra pela zona leste e a Jacú Pêssego é um dos principais corredores”, afirmou.

Partezani também acrescentou que o projeto propõe um novo plano de mobilidade na área ‘entre rios’, próximo ao Parque do Carmo, no distrito de Itaquera. De acordo com ele, a intenção é atrair empresas para a região. “Não tem mobilidade, não tem como o trabalhador chegar nem como a matéria prima chegar, então estamos fazendo um novo plano para criar mais ruas e aumentar o acesso”, disse.

Por último, Partezani também adiantou que a implantação do projeto facilitará o acesso dos caminhões de coleta de lixo que circulam diariamente pela Avenida Ragueb Chohfi em direção ao aterro São João. “A gente está melhorando as conexões com o aterro para facilitar a chegada desse lixo produzido na cidade de São Paulo ao seu aterro sanitário”, finalizou.

O vereador Ari Friedenbach (PHS) entende que a intenção do prefeito Fernando Haddad é positiva para a cidade, em especial, por se tratar de propositura que visa o desenvolvimento da zona leste.

“Foi muito interessante essa explanação aqui porque deu para a gente ter uma dimensão do tamanho do projeto. Temos trabalhado em vários projetos para melhorar a condição da zona leste, desenvolver, criar empregos, não apenas moradias. Preparar a zona leste, essa região da Jacú Pêssego para o desenvolvimento é extremamente importante”, argumentou.

Monitoramento em viaturas

Os vereadores da CCJ também deram parecer favorável ao PL 454/2015, de autoria do vereador Eduardo Tuma (PSDB), que implanta sistema de vídeo e áudio nas viaturas automotivas da GCM (Guarda Civil Metropolitana).

“Isso é um sistema que já existe no mundo como um todo e principalmente aqui para dar segurança ao próprio guarda quanto a sua atuação e pra registrar qualquer atividade ilícita, ilegal nas ruas, através do áudio e do vídeo”, afirmou Tuma.

Padronização de placas

Outra iniciativa que avançou na CCJ foi o PL 557/2015, que estabelece a padronização de placas denominativas de vias e logradouros públicos em sistema com identificador em LED e placa solar, proposta pelo vereador Arselino Tatto (PT).

As novas placas deverão conter endereçamento, distrito em que estão localizadas, CEP e o sistema de identificador em LED e placa solar, todas fixadas em postes confeccionadas com plástico reclicado.

A justificativa do PL defende que a iluminação proporcionada pelas placas com identificador em LED melhorará a sinalização das vias e trará segurança mais segurança. O embelezamento da cidade com a ocupação do espaço urbano por este tipo de equipamento é outra justificativa apresentada.

Outras notícias relacionadas