Após aprovação da Câmara Municipal de São Paulo, em novembro do ano passado, o governo da capital paulista sancionou o PL (Projeto de Lei) 134/2025. A partir de agora, a matéria está regulamentada na Lei nº 18.370, de 23 de dezembro de 2025. O texto cria a Trilha Interparques, que irá conectar parques, unidades de conservação e áreas protegidas no extremo sul da cidade.
A proposta foi apresentada na Casa pela vereadora Renata Falzoni (PSB). Os parlamentares Professor Toninho Vespoli (PSOL), Silvão Leite (UNIÃO) e Silvinho Leite (UNIÃO) também assinam como autores do projeto. Um dos objetivos da legislação é promover a conservação ambiental, o ecoturismo e integrar as comunidades locais.
A Trilha Interparques prevê a implementação de pontos de apoio e de sistemas de comunicação com mapas e informações aos visitantes. De acordo com a norma, a sinalização deverá seguir o padrão nacional estabelecido pela Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – RedeTrilhas.
Segundo ainda a lei, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente terá de desenvolver ações de educação ambiental e divulgação da Trilha Interparques, conscientizando a população sobre a importância da conservação ambiental e incentivando o ecoturismo na região.