A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente ouviu nesta quarta-feira (04/11) a diretora de paisagem urbana da Emurb (Empresa Metropolitana de Urbanização), Regina Monteiro. A publicidade nos relógios, a manutenção das placas de sinalização e os estudos dos mobiliários urbanos foram os assuntos tratados na reunião ordinária. O vereador Toninho Paiva (PR), questionou Regina a respeito do projeto de lei 612/08, da vereadora Noemi Nonato (PSB), que trata da instalação de placas em sistema braile nos postes de identificação de ruas. A diretora da Emurb ressaltou que existem estudos para a implantação progressiva do sistema braile assim como biografias dos nomes das placas. Porém, ressaltou que a instalação das placas bem como sua manutenção são feitas pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sehab). Chico Macena (PT) questionou “o desrespeito do mercado imobiliário e das concessionárias de veículos aos finais de semana” com relação à Lei Cidade Limpa. Regina também respondeu ao vereador que a fiscalização é feita pelas Subprefeituras. Relógios A diretora da Emurb revelou a intenção de aumentar o número de relógios digitais instalados no município. Hoje, existem 330 unidades instaladas ao longo das ruas e avenidas; a intenção é chegar a mil. Segunda Regina, o objetivo é ter informações de trânsito, de alagamento e de clima. “A finalidade é ter mais tecnologia, que possa ser de interesse público; queremos ver se a publicidade nestes equipamentos pode arcar com os custos”, disse. Ela ainda ressaltou que existe a intenção da Emurb em debater um Plano Diretor de Paisagem Urbana, com o intuito “de apresentar um diagnóstico da cidade para informar o que a população espera de seu município em relação ao urbanismo.” Projetos Durante a reunião ordinária os vereadores aprovaram três requerimentos que solicitam informações à Secretaria dos Transportes, à Secretaria de Finanças e à Sehab. Os vereadores ainda analisaram, com parecer favorável, 13 projetos: PR 19/09, do vereador Claudio Fonseca (PPS); PR 26/09, do vereador Alfredinho (PT); PL 108/07, do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR) e Roberto Tipoli (PV); PL 219/09, do vereador Paulo Frange (PTB); PL 250/09, do vereador José Police Neto (PSDB); PL 256/09, do vereador Chico Macena (PT); PL 264/09, do vereador Ricardo Teixeira (PSDB); PL 313/09, do vereador Antonio Carlos Teixeira; PL 381/09, do vereador Zelão (PT); PL 387/09, do vereador Floriano Pesaro (PSDB); PL 404/09, do vereador Souza Santos (PSDB); PL 411/09, do vereador Agnaldo Timóteo (PR); e PL 536/09, do vereador Ítalo Cardoso (PT). Participaram do encontro os vereadores Toninho Paiva, José Police Neto, Chico Macena, Zelão, Juscelino Gadelha (PSDB), Floriano Pesaro, e Carlos Apolinário (DEM), presidente. |
Diretora da Emurb esclarece dúvidas a respeito da paisagem urbana
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pais e servidores municipais da rede de ensino da capital discutem educação inclusiva na Câmara
Os “Desafios e Caminhos para a Educação Inclusiva na Rede Pública: Políticas, Práticas e Garantias de Direito” foram a temática da Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo na noite desta sexta-feira (17/10). O debate foi presidido pelo vereador Celso Giannazi (PSOL), integrante do colegiado. O parlamentar destacou a... »
Atualizado em 17/10/2025 - 22h19Câmara Municipal de São Paulo debate o novo Plano Nacional de Educação
O PNE (Plano Nacional de Educação), principal diretriz da política educacional brasileira, foi tema de uma Audiência Pública na noite desta quinta-feira (16/10). A discussão foi promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Comissão Especial da Câmara Federal dos Deputados. No Legislativo paulistano, o debate... »
Atualizado em 16/10/2025 - 22h59Orçamento 2026 e PPA: segurança urbana, desestatização e fiscalização de serviços são debatidas em audiência
Nesta quinta-feira (16/10), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou a segunda Audiência Pública temática para discutir as propostas da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026 e do PPA (Plano Plurianual) para o quadriênio de 2026 a 2029. O debate focou nas secretarias municipais de Segurança Urbana e de... »
Atualizado em 16/10/2025 - 21h40