Com o objetivo de esclarecer dúvidas quanto as obras da Operação Urbana Água Espraiada, a Comissão de Finanças e Orçamento recebeu, nesta quarta-feira (16/06), o secretário-adjunto de Infraestrutura Urbana (SIURB), Marcos Penido. De acordo com matéria publicada no dia 11 de maio de 2010 no Jornal da Tarde, está prevista a construção de um túnel que ligará a Av. Roberto Marinho à Rodovia dos Imigrantes o que afetará cinco bairros do Jabaquara, Zona Sul da cidade.
A grande preocupação dos vereadores é saber onde exatamente haverá desapropriações. Porém o secretário afirmou que o projeto da obra ainda está sendo finalizado. “Precisamos refinar os estudos para identificar as zonas de desapropriações a fim de medir os impactos”, disse.
Segundo Penido, o valor da obra está calculado em R$ 2,3 bilhões e a intenção é que essa verba provenha da venda de CEPACs (Certificados de Potencial Adicional de Construção), que são instrumentos de captação de recursos para financiar obras públicas. Investidores interessados compram do poder municipal o direito de construir além dos limites normais em áreas que receberão ampliação da infraestrutura urbana.
O vereador Donato (PT) afirmou que atualmente há R$190 milhões (provenientes da venda de CEPACs) na conta da Operação Água Espraiada. “É pouco, temo que o Executivo tenha que suplementar com verba do Tesouro”, disse o vereador. O prazo para o término das obras é de 30 meses.
Marcos Penido acredita que quando as obras de requalificação urbana forem iniciadas haverá grande interesse por parte dos investidores.
Com a promessa do secretário-adjunto de que o projeto final já estará pronto daqui a duas semanas, a Comissão de Finanças agendou uma audiência pública na terça-feira (29/06), às 18h na Câmara.
Confira os projetos aprovados pela Comissão de Finanças:
PL 22/09 de autoria do vereador Agnaldo Timóteo (PR)
PL 025/10 de autoria do vereador Paulo Frange (PTB)
PL 106/03 de autoria do vereador Cláudio Fonseca (PPS)
PL 198/09 de autoria do vereador Wadih Mutran (PP)
PL270/07 de autoria da ex-vereadora Claudete Alves
PL314/04 de autoria do vereador Toninho Paiva (PR)
PL 467/08 de autoria do vereador Cláudio Prado (PDT)
PL 703/06 de autoria do vereador Paulo Frange.
Também estavam presentes na reunião os vereadores Souza Santos ( PSDB); Roberto Tripoli( PV), presidente; Arselino Tatto (PT); Aurélio Miguel (PR); Atílio Francisco (PRB); e Milton Leite (DEM).
|
Desapropriações para obra da Operação Urbana Água Espraiada preocupam vereadores
Categorias
Outras notícias relacionadas
Orçamento 2026 e PPA: habitação social é destaque da 9ª Audiência Pública temática
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta terça-feira (18/11) a 9ª Audiência Pública temática do Orçamento de 2026. O debate, que contou com a participação de munícipes de todos os cantos da cidade, expôs valores das Secretarias Municipal de Habitação e Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação de São... »
Atualizado em 18/11/2025 - 13h32Audiência Pública na Câmara discute orçamento de 2026 com foco em desenvolvimento, tecnologia e subprefeituras
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta segunda-feira (17/11) a oitava Audiência Pública temática do orçamento da cidade de São Paulo para 2026. O objetivo das Audiências Públicas é analisar os Projetos de Lei do Executivo: (PL 1169/2025) que determina as despesas e receitas do município e que... »
Atualizado em 17/11/2025 - 15h45Orçamento 2026: saúde, mobilidade e pessoa idosa são destaques em Audiência Pública na zona sul
Neste sábado (15/11), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo promoveu a última Audiência Pública regional sobre os projetos do orçamento de 2026 e do PPA (Plano Plurianual) 2026-2029. O debate, que reuniu vereadores, representantes do Poder Executivo e população, teve como foco a zona sul da cidade e foi... »
Atualizado em 15/11/2025 - 16h32


