Depois da abertura solene no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, a programação do Seminário “As Técnicas Legislativas e o Sistema Normativo Brasileiro” continuou, nesta quinta-feira (13/11), com o painel “O Controle Judicial dos Atos Parlamentares”, presidido pelo procurador geral do Município de São Paulo, Celso Augusto Coccaro Filho.
Os palestrantes foram Derly Barreto e Silva Filho, procurador do Estado de São Paulo e professor de Direito Constitucional do curso de Especialização do COGEAE / PUC-SP, e Andréa Rascovski Ickowicz, procuradora do setor judicial da Câmara Municipal de São Paulo.
“O desinteresse doutrinário brasileiro pelo Legislativo é impressionante”, observa Derly. Também comentou o problema das medidas provisórias. “O Município de São Paulo não tem esse problema, mas a gente tem 67% de pauta trancada pelas medidas provisórias”, diz. “O funcionamento do Legislativo deve ser democrático. É um poder que se autonormatiza e se houver um descumprimento do Regimento parlamentar, o Judiciário pode ser acionado. Não havendo ameaça ou violação de direitos, a juridisção do Judiciário não se abre”, conceitua.
A seguir, Andréa Ickowicz apresentou e interpretou casos concretos de controle dos atos do Poder Legislativo pelo Judiciário, como, por exemplo, o do mandado de segurança impetrado pela FEBRABAN para suspender CPI da Câmara Municipal. O desembargador relator do Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu liminar suspendendo os trabalhos dessa CPI, a procuradoria entrou com pedido de suspensão da segurança, o ministro Gilmar Mendes deferiu o pedido, mas, depois, reconsiderou a decisão inicial e suspendeu as atividades da comissão. Outro caso comentado foi o de mandado de segurança deferido, impetrado por um vereador da cidade de São Paulo, impugnando sessão de votação que rejeitou contas de prefeito. “Pelas ações diretas de inconstitucionalidade, o Judiciário tem o poder de retirar do ordenamento jurídico o ato legislativo. Compete a nós, procuradores e servidores, procurarmos a defesa das prerrogativas do Legislativo”, ensina. E arremata: “A nosso ver, o Poder Judiciário, por vezes, atua além dos limites constitucionais em relação aos atos parlamentares, observando-se que a Constituição Federal garante o princípio de separação dos poderes.”
O Seminário “As Técnicas Legislativas e o Sistema Normativo Brasileiro” prossegue amanhã, a partir das nove horas, com o painel “Controle de Constitucionalidade e Judicialização da Política”.
O evento é uma realização do Centro de Estudos Jurídicos “Lúcia Maria Moraes Ribeiro de Mendonça” (CEJUR), da Procuradoria-Geral do Município de São Paulo, com a colaboração da Procuradoria da Câmara Municipal de São Paulo, da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo e da Procuradoria da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
|
Controle Judicial dos Atos Parlamentares é tema do Seminário realizado na Câmara
Categorias
Outras notícias relacionadas
Audiência Pública da CCJ vai discutir projeto do governo que trata da contratação de crédito
Aprovado em primeiro turno na Sessão Plenária da última quarta-feira (17/9), o PL (Projeto de Lei) 1063/2025 será discutido em Audiência Pública na próxima terça-feira (23/9), a partir das 13h30. O debate foi convocado pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa). O Projeto de Lei foi encaminhado à Câmara Municipal de São Paulo... »
Atualizado em 18/09/2025 - 17h33Vereadores da Comissão da Criança recebem representantes de conselhos tutelares da capital
Em reunião nesta quinta-feira (18/9), os vereadores que compõem a Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude ouviram representantes dos Conselhos Tutelares de São Paulo. O encontro contou ainda com a presença do presidente nacional do Marco da Criança e do Adolescente, Evandro Dal Molin – vinculado ao Ministério... »
Atualizado em 18/09/2025 - 16h42Audiência Pública na Câmara de SP sobre o fim da escala 6 x 1 tem nova data
A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo da Câmara Municipal de São Paulo reagendou a Audiência Pública que discutirá o fim da escala 6 x 1 para o próximo dia 3 de outubro (sexta-feira), a partir das 19h. A convocação da audiência atende um requerimento da vereadora... »
Atualizado em 18/09/2025 - 10h49