A Comissão de Estudos dos Animais recebeu na reunião extraordinária, desta terça-feira (23/06), representantes dos criadores legalizados de animais silvestres e comerciantes destas espécies. Os segmentos apresentaram seus trabalhos como forma de se combater o tráfico.
Stanislau Szaniecki, do Consórcio Brasileiro de Criatórios de Aves Silvestres (CBRAS), disse que “estimular o comércio legal é combater o tráfico de animais.” Para ele “o comércio legal traz benefícios ao meio ambiente, pois garante a manutenção de espécies.” Szaniecki disse “que a soltura de animais apreendidos pelo Ibama pode representar um desequilíbrio ambiental e, na maioria dos casos, acarretar na morte dos próprios animais, que, advindo de cativeiro ilegal não sobrevivem na fauna.”
Ivan Sales, também do CBRAS, apresentou quais são os documentos legais necessários para a venda; disse que a atividade contribui com o pagamento de impostos e com o controle de doenças animais. “O comércio legal ainda ajuda na preservação e na melhora genética”, comentou.
Luis Paulo Amaral, da Associação Brasileira de Criadores e Comerciantes de Animais Silvestres e Exóticos (ABRASE), pediu maior repressão ao tráfico e incentivos ao comércio legalizado. “A convenção internacional de comércio de fauna e flora reconhece as vantagens do comércio legal sustentável da fauna silvestre como maneira de reaproveitamento da biodiversidade e redução do comércio ilegal.”
Representantes de organizações não governamentais (ONGs) rebateram a afirmação de que as espécies apreendidas não podem ser reintroduzidas na fauna. Os movimentos defenderam a erradicação do que chamam de “exploração animal”. Para Nina Rosa, do instituto que leva seu nome, e promove a conscientização a respeito do tema, “a venda de animais pode ser legal, mas é imoral.” O vereador Roberto Tripoli (PV), presidente da Comissão, mostrou sua preocupação em combater a venda ilegal e disse que “é possível sim reintroduzir os animais apreendidos na natureza.”
A reunião também teve a presença do vereador Atílio Francisco (PRB). O próximo encontro da Comissão está marcado para o dia 24 de junho para debater a exploração dos animais em circos.
|
Comissão debate venda legal de animais como alternativa de combate ao tráfico
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Educação questiona fechamento de turmas do ensino médio do período noturno
Em reunião nesta quarta-feira (17/9) na Câmara Municipal de São Paulo, a Comissão de Educação, Cultura e Esportes analisou 21 itens da pauta – entre projetos e requerimentos. Também nesta tarde, foram eleitos os representantes da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação. Projetos O colegiado aprovou pareceres favoráveis de cinco PDLs... »
Atualizado em 17/09/2025 - 18h34Comissão de Saúde solicita esclarecimentos à Secretaria Municipal de Saúde sobre denúncias de suposta violência obstétrica
Na reunião desta quarta-feira (17/9), a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo analisou uma pauta com três itens. Entre eles, dois projetos e um requerimento. Todos avançaram no colegiado. Projetos Das propostas que tiveram o parecer favorável aprovado está o PL (Projeto de Lei) 519/2023, de autoria... »
Atualizado em 17/09/2025 - 17h29CCJ avança projetos na área da saúde; PL do Executivo recebe pedido de vistas
A reunião desta quarta-feira (17/9) da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) apreciou 45 itens da pauta. Do total, 36 projetos avançaram, oito foram adiados e um recebeu pedido de vistas – solicitação feita para analisar com detalhes determinado texto. Nesta tarde, destaque para discussões sobre propostas voltadas às áreas da saúde, cultura... »
Atualizado em 17/09/2025 - 17h17