A reunião da Comissão de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos, realizada na manhã desta terça-feira (4/11), contou com a participação do diretor do Autódromo de Interlagos, Marcelo Pinto; um dos organizadores da Equipotel, Lucas Reis; e o representante da Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), Armando Arruda Pereira. Melhoria de infraestruturas, ampliação de feiras de negócios e inovação tecnológica estiveram entre os principais temas abordados durante a reunião.
Convidados
O primeiro a falar foi Armando Arruda Pereira, representante de relações públicas da Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios). Ele trouxe uma apresentação, destacando que a Ubrafe possui a mais completa ferramenta de mídia presencial no Brasil, atendendo a empresas de todos os portes e setores produtivos da economia, e ressaltou que a instituição vem construindo oportunidades e tem sido a voz no setor de eventos de negócios.
“Essa cidade (São Paulo) é estratégica. Temos 42 mil leitos para servir. No geral, posso assegurar que estamos bem aquecidos no mercado. O que é uma boa notícia para o município”, comentou o publicitário.
Segundo ele, o Brasil é o país das feiras de eventos de negócios. Com cerca de 2.000 feiras, no período pré-pandemia, concentradas na região Sudeste e na região Sul. “Só na Região Norte foram 75 feiras, na região Nordeste, 272; Centro-Oeste, 147 feiras; Sudeste, 834 feiras; e região Sul do país, 681 feiras. A tendência é continuar avançando. Vale também ressaltar que, nos anos de 2024 e 2025, pós-pandemia, o setor de feiras da cidade de São Paulo trabalhou e tem trabalhado a todo vapor, com todos os espaços ocupados, números crescentes, negócios crescentes, ou seja, voltamos a ter estabilidade nesse setor”, concluiu Pereira.
Em seguida, Lucas Reis, representante da equipe de organização do evento Equipotel, comentou sobre o primeiro evento realizado e apresentou as perspectivas da equipe para 2026. “Temos cada vez mais a participação de diversas cadeias nos auxiliando na feira. São softwares e aplicativos, entre outros setores, então posso dizer que temos uma feira bem completa com todas as soluções para o setor de hotelaria. O que a gente pretende é consolidar essa participação com os demais setores que atendemos, porque a Equipotel foi o nosso primeiro evento pós-pandemia, organizado em novembro de 2021, e agora a gente vem consolidando. Para 2026, esperamos consolidar e conseguir agregar mais setores para a Equipotel”, disse Reis.
O último a falar, foi Marcelo Pinto, diretor do Autódromo de Interlagos, que contou que o espaço vem se reinventando e acolhendo diversos tipos de eventos e afirmou que o polo tem proporcionado geração de emprego para cidadãos paulistanos.
“Entre 2021 e 2025, o Autódromo de Interlagos passou por um processo de transformação histórica, consolidando-se como espaço multiuso para esportes, cultura e turismo. Gostaria de destacar as muitas atividades que estamos fazendo no Autódromo de Interlagos, transformando-o em um grande polo de geração de emprego e renda para a cidade de São Paulo. Esse é um dos principais objetivos do Autódromo, por isso que a gente trabalha fazendo eventos simultâneos, eventos de entretenimento, de esporte a motor e até eventos de exposição”, destacou o diretor.
Ele ainda pontuou que todos os eventos que ocorrem na parte da noite são monitorados e há equipes especializadas contratadas para realizar o serviço de medição de barulho, principalmente quando há shows no local, para assim haver melhor qualidade e evitar incômodos à população local.
“Os eventos que vão até a noite, a gente exige que sejam contratadas pessoas que façam o monitoramento de barulho, façam a medição do barulho e, caso esteja dentro dos padrões, a gente segue. Do contrário, a gente toma as devidas providências para evitar incômodos à população local. Agimos em tudo dentro da lei”, completou o diretor Pinto.
Ele finalizou mostrando as principais reformas estruturais realizadas para a melhoria do espaço, sendo elas: novo asfalto e repintura das zebras; áreas de escape requalificadas; substituição do antigo Hospitality Center (22 mil metros quadrados); túneis sobre a reta oposta (360 metros); e melhoria do espaço para que a capacidade seja ampliada – a projeção é que o local comporte até 120 mil pessoas por dia até 2027.
Presidente da Comissão
Após as exposições, o vereador Gilberto Nascimento (PL), presidente do colegiado, pediu que um relatório final fosse enviado pela Ubrafe, para que o Parlamento realize articulações para fomentar ainda mais o setor. Ele também disse estar entusiasmado por ver os setores crescendo, as possibilidades de eventos aumentando e o resultado financeiro chegando para a capital paulista.
“Após ouvir todos, tenho grandes expectativas de ver o crescimento do número de eventos, e claro, isso vai refletir no número de ocupação de hotéis. Quanto a Interlagos, ficou nítido o quanto há de avanços naquele espaço como equipamento público, mesmo quando são trazidos eventos privados. Esse leque de possibilidades no local melhora e muito a nossa cidade. É nítido o impacto financeiro que há e haverá na cidade de São Paulo com todos esses avanços. Feiras e eventos são iguais a movimentação de pessoas e símbolo de mais dinheiro entrando no município. Por isso, é super importante para a gente entender e ver essas evoluções dos setores”, comentou o vereador.
A reunião que pode ser vista na íntegra aqui, foi conduzida pelo presidente da Comissão, vereador Gilberto Nascimento (PL) e teve a participação das parlamentares: vereadora Sandra Santana (MDB) e Edir Sales (PSD).
