A Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente se reuniu nesta quinta-feira (9/10) para discutir avanços nos sistemas de controle viário da cidade de São Paulo. Representantes da Google Brasil e da Prodam – empresa de tecnologia da informação e comunicação da Prefeitura – participaram do encontro.
O diretor-presidente da Prodam, Francisco Forbes, informou que a empresa atua para auxiliar na unificação dos dados nas secretarias municipais e entre as pastas. “O objetivo é ter uma integração até o fim de 2026 entre as secretarias para que a gente consiga concentrar essas informações”.
Forbes também ressaltou a importância de uma solução tecnológica em mecanismos de centralização de dados de trânsito. “A Prodam vai integrar a SP Regula, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a Controladoria para fiscalizar com mais desempenho e precisão os semáforos da cidade. Por meio dessa integração, podemos nos antecipar e prever tipos de eventos que podem colocar a cidade em uma situação de vulnerabilidade”.
Paula Aluani, líder de Parcerias para Produtos Geográficos e Mapas da Google Brasil, falou sobre o Green Light – produto presente em 17 cidades ao redor do mundo. O projeto conta com inteligência artificial e dados de mobilidade urbana para diminuir a emissão de CO₂ de veículos parados nos semáforos.
Ela também destacou o programa Waze for Cities, que fornece dados para a população. “É possível dar dados do que está acontecendo na cidade, atualizações de obras e ruas interditadas. Tudo isso faz com que o cidadão tenha uma melhor experiência e mobilidade na cidade”. Aluani acrescentou que a plataforma também entrega informações de forma anônima para autoridades públicas e governos. “São dados de trânsito e acidentes, tanto em tempo real como históricos de até cinco anos atrás. Com isso, é possível fazer um planejamento urbano”.
O presidente do colegiado, vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS), avaliou os trabalhos. “Ninguém gosta de ficar parado no trânsito, então estamos buscando soluções para esse problema. Uma cidade inteligente para funcionar precisa atender a necessidade da população. Estamos ouvindo especialistas e empresas que têm alcançado resultados no exterior para trazer isso para São Paulo”.
Requerimento
Os parlamentares também aprovaram um requerimento do vereador Sansão Pereira. O documento convida o secretário de Educação, Fernando Padula, para apresentar as ações, os programas e as inovações tecnológicas implementadas pela pasta.
Com quórum completo, a reunião contou com a presença do vice-presidente da Comissão, o vereador Thammy Miranda (PSD), e dos vereadores Amanda Vettorazzo (UNIÃO), Dr. Milton Ferreira (PODE) e Hélio Rodrigues (PT) – integrantes do colegiado.
Assista aos trabalhos neste link.