A Comissão extraordinária de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais da Câmara Municipal se reuniu nesta quarta-feira (03/12) para fazer um balanço dos trabalhos do ano vigente. Os vereadores destacaram a reciclagem e a questão dos catadores de lata como um dos principais fatores tratados ao longo de 2008. Para o vereador Beto Custódio (PT), presidente da Comissão, a Prefeitura deveria ampliar o debate sobre a política de reciclagem no centro da cidade. “Uma questão importante seria a contratação desses catadores pela Prefeitura, e também que houvesse galpões para acolher os materiais e não deixá-los dispostos abaixo de alguns viadutos, como podemos ver na cidade”, disse. O vereador Agnaldo Timóteo (DEM) concordou com as proposições do presidente e foi além: “Gostaria que a Comissão encaminhasse um ofício à imprensa e à Prefeitura afim de que sejam criadas políticas públicas para tirar essas pessoas que vivem embaixo dos viadutos”, comentou. No encontro, os vereadores debateram possibilidade da Comissão extraordinária de Direitos Humanos se tornar permanente no próximo ano. “Esta Comissão se mostrou de fundamental importância e, para que a gente possa fazer ainda mais, ela poderia ser transformada em permanente nesta Casa; teríamos mais estrutura, mais condições a poderíamos dar pareceres sobre projetos”, explicou Beto Custódio, que também salientou os debates que foram realizados sobre homofobia, discriminação racial e maioridade penal. Durante a reunião o vereador Agnaldo Timóteo também propôs o encaminhamento de um ofício à Prefeitura para que parte da verba publicitária destinada à pasta do Verde e Meio Ambiente seja gasta em campanhas para que não se jogue lixo nas ruas, pois, segundo o parlamentar, “a cidade está entupida de lixo por todas as partes, e com 30 minutos de chuva São Paulo já fica alagada.” Os parlamentares também expuseram a importância da Conferência sobre os Direitos Humanos que será realizada na Câmara Municipal no dia 10 de novembro, às 19 horas, com o tema: Políticas Públicas e os Direitos Humanos na Cidade de São Paulo. Participaram da reunião os vereadores Aurélio Nomura (PV), Senival Moura (PT), Juscelino Gadelha (PSDB), Marta Costa (DEM), Agnaldo Timóteo (DEM) e Beto Custódio (PT), presidente. |
Comissão de Direitos Humanos faz balanço de 2008
Categorias
Outras notícias relacionadas
Metas fiscais do 3º quadrimestre de 2025 serão tema de Audiência Pública na Câmara
A prestação de contas atende ao disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina que a Prefeitura demonstre e avalie o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre do ano.
Atualizado em 09/02/2026 - 09h00Comissão de Meio Ambiente: Parque do Carmo e hospitais veterinários; confira alguns destaques de 2025
A Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais foi instalada em 8 de maio de 2025. No ano passado, o colegiado realizou duas sessões ordinárias e seis extraordinárias. Além disso, convocou duas audiências públicas. Na primeira reunião, em 29 de maio, os vereadores aprovaram requerimentos. O presidente da comissão, vereador Alessandro Guedes (PT),... »
Atualizado em 23/01/2026 - 12h00GCM e Sistema Smart Sampa estão entre temas da Comissão de Segurança Pública em 2025
Ao todo, em 2025, a Comissão Extraordinária de Segurança Pública se reuniu em seis oportunidades. Durante o ano, o colegiado promoveu uma audiência pública e expediu 11 ofícios. Na primeira reunião, em 22 de maio, alguns temas se destacaram. Vice-presidente da comissão, a vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO) pediu informações sobre o convênio da GCM com... »
Atualizado em 22/01/2026 - 12h00

