A Comissão extraordinária de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais da Câmara Municipal se reuniu nesta quarta-feira (03/12) para fazer um balanço dos trabalhos do ano vigente. Os vereadores destacaram a reciclagem e a questão dos catadores de lata como um dos principais fatores tratados ao longo de 2008. Para o vereador Beto Custódio (PT), presidente da Comissão, a Prefeitura deveria ampliar o debate sobre a política de reciclagem no centro da cidade. “Uma questão importante seria a contratação desses catadores pela Prefeitura, e também que houvesse galpões para acolher os materiais e não deixá-los dispostos abaixo de alguns viadutos, como podemos ver na cidade”, disse. O vereador Agnaldo Timóteo (DEM) concordou com as proposições do presidente e foi além: “Gostaria que a Comissão encaminhasse um ofício à imprensa e à Prefeitura afim de que sejam criadas políticas públicas para tirar essas pessoas que vivem embaixo dos viadutos”, comentou. No encontro, os vereadores debateram possibilidade da Comissão extraordinária de Direitos Humanos se tornar permanente no próximo ano. “Esta Comissão se mostrou de fundamental importância e, para que a gente possa fazer ainda mais, ela poderia ser transformada em permanente nesta Casa; teríamos mais estrutura, mais condições a poderíamos dar pareceres sobre projetos”, explicou Beto Custódio, que também salientou os debates que foram realizados sobre homofobia, discriminação racial e maioridade penal. Durante a reunião o vereador Agnaldo Timóteo também propôs o encaminhamento de um ofício à Prefeitura para que parte da verba publicitária destinada à pasta do Verde e Meio Ambiente seja gasta em campanhas para que não se jogue lixo nas ruas, pois, segundo o parlamentar, “a cidade está entupida de lixo por todas as partes, e com 30 minutos de chuva São Paulo já fica alagada.” Os parlamentares também expuseram a importância da Conferência sobre os Direitos Humanos que será realizada na Câmara Municipal no dia 10 de novembro, às 19 horas, com o tema: Políticas Públicas e os Direitos Humanos na Cidade de São Paulo. Participaram da reunião os vereadores Aurélio Nomura (PV), Senival Moura (PT), Juscelino Gadelha (PSDB), Marta Costa (DEM), Agnaldo Timóteo (DEM) e Beto Custódio (PT), presidente. |
Comissão de Direitos Humanos faz balanço de 2008
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Educação questiona fechamento de turmas do ensino médio do período noturno
Em reunião nesta quarta-feira (17/9) na Câmara Municipal de São Paulo, a Comissão de Educação, Cultura e Esportes analisou 21 itens da pauta – entre projetos e requerimentos. Também nesta tarde, foram eleitos os representantes da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação. Projetos O colegiado aprovou pareceres favoráveis de cinco PDLs... »
Atualizado em 17/09/2025 - 18h34Comissão de Saúde solicita esclarecimentos à Secretaria Municipal de Saúde sobre denúncias de suposta violência obstétrica
Na reunião desta quarta-feira (17/9), a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo analisou uma pauta com três itens. Entre eles, dois projetos e um requerimento. Todos avançaram no colegiado. Projetos Das propostas que tiveram o parecer favorável aprovado está o PL (Projeto de Lei) 519/2023, de autoria... »
Atualizado em 17/09/2025 - 17h29CCJ avança projetos na área da saúde; PL do Executivo recebe pedido de vistas
A reunião desta quarta-feira (17/9) da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) apreciou 45 itens da pauta. Do total, 36 projetos avançaram, oito foram adiados e um recebeu pedido de vistas – solicitação feita para analisar com detalhes determinado texto. Nesta tarde, destaque para discussões sobre propostas voltadas às áreas da saúde, cultura... »
Atualizado em 17/09/2025 - 17h17