Supermercados, hipermercados e casas atacadistas de carnes poderão ser obrigados a manter em quadros de funcionários um médico veterinário. A medida está prevista no Projeto de Lei 253/10, de autoria do vereador Jamil Murad (PCdoB), cujo parecer de legalidade foi aprovado nesta quarta-feira (01/09) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O veterinário será responsável pelo manuseio do produto, zelando pela qualidade, origem, validade e higiene. Murad lembra que segundo informações do Conselho Regional de Medicina Veterinária foram registradas na cidade mais de 300 denúncias com relação a comercialização de carne em situação irregular no período de 2007 a 2009.
“Recentemente foi noticiada a apreensão de 30 toneladas de carne vencida em frigorífico de São Paulo, que seriam destinadas à merenda escolar, Hospital do Servidor Público Municipal e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária”, informa o vereador.
De acordo com Murad, “carnes em condições inadequadas de conservação e manipulação podem ficar contaminadas por Bacilus cereus, Staphyococcus aureus, Clostridium perfringens, Salmonella, Clostridium Botulinum, que podem causar febre, dores abdominais, diarréis, vômitos, cefléia, constiplação e até mesmo evoluir para óbito”.
Os integrantes da comissão analisaram 35 projetos, desses nove tiveram seus pareceres de legalidade ou constitucionalidade aprovados. A votação dos demais foi adiada, ficaram pendentes ou foram julgados ilegais.
Tiveram aprovados os pareceres de legalidade ou constitucionalidade os seguintes projetos:
PL 642/02, da ex-vereadora Claudete Alves;
PL 449/09, dos vereadores Floriano Pesaro (PSDB) e Natalini (PSDB);
PL 173/10, do vereador Adolfo Quintas (PSDB);
PL 233/10, do vereador Arselino Tatto (PT);
PL 396/10, do Executivo;
PDL68/10, do vereador Senival Moura (PT);
PL 250/10, do vereador Floriano Pesaro (PSDB), e
PL 376/10, do vereador Floriano Pesaro (PSDB).
Participaram da reunião os seguintes vereadores: ítalo Cardoso (PT), Abou Anni (PV), João Antonio (PT), Floriano Pesaro (PSDB), Gabriel Chalita (PSB), Carlos Alberto Bezerra Jr (PSDB), Agnaldo Timóteo (PR), Ushitaro Kamia (DEM) e Netinho de Paula (PCdoB).
|
Comércio de carnes terá de contratar médico veterinário
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Educação promove audiência para discutir a poluição sonora na capital
Em 10 de novembro (segunda-feira), a partir das 18h, a Comissão de Educação, Cultura e Esportes irá discutir em Audiência Pública assuntos relacionados à poluição sonora na capital paulista. O requerimento do debate é da vereadora Cris Monteiro (NOVO) – vice-presidente do colegiado. A parlamentar destaca que a comissão tem “competência para opinar sobre todas... »
Atualizado em 24/10/2025 - 10h01Comissão de Inovação discute descontaminação ambiental e avanços em acessibilidade urbana e digital
A Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente se reuniu nesta quinta-feira (23/10) para discutir dados e propostas para o desenvolvimento das áreas de meio ambiente e acessibilidade. O colegiado recebeu convidados para debater os temas. Participaram representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, o diretor comercial da Solos Solution e a supervisora das obras... »
Atualizado em 23/10/2025 - 17h31Alterações na Planta Genérica de Valores são debatidas em Audiência Pública de Finanças e Orçamento
A Comissão de Finanças e Orçamento retomou o debate na Câmara Municipal de São Paulo sobre o PL (Projeto de Lei) 1130/2025 – autoria do Executivo – que prevê a atualização e alterações na PGV (Planta Genérica de Valores), referência para a cobrança de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em São Paulo. A matéria,... »
Atualizado em 23/10/2025 - 15h56


