Na reunião ordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa da Câmara Municipal de São Paulo, desta quarta-feira (18/11), os vereadores aprovaram pareceres favoráveis a 16 propostas.
Entre os PLs que tiveram seus pareceres pela legalidade aprovados, está o 683/09, do Executivo, que autoriza a cisão da Empresa Municipal de Urbanização (EMURB). A EMURB será dividida em SP Urbanismo (para suporte e desenvolvimento de ações governamentais de desenvolvimento urbano) e em SP Obras (para executar obras e programas da administração).
A princípio, o relator da matéria, vereador João Antônio (PT) opinou pela ilegalidade desse projeto. Após entendimentos com a liderança do governo e da redação de um substitutivo, João Antônio apresentou parecer favorável ao PL 683/09.
“A cisão da EMURB é na tentativa de dinamizar o trabalho da empresa dividindo a empresa em dois setores, um mais de planejamento e outro mais para executar. Havia dúvida da legalidade porque o projeto que veio remetia para um decreto posterior a regulamentação disso. Então, houve questionamento de alguns vereadores e foi feita uma conversação no sentido de que aquela área de dúvida fosse sanada. A lei vai já ter as diretrizes, não precisando ter uma complementação por decreto. Isso deu consistência ao projeto”, acentua o vereador Gilberto Natalini (PSDB) à nossa reportagem.
O vereador Gabriel Chalita (PSB) perdeu sua vaga na CCJ por ter se desligado do PSDB em 29 de setembro deste ano. Pelo critério da proporcionalidade das bancadas, o PSDB indicou o vereador Carlos Alberto Bezerra Jr. para herdar a vaga. O líder do PSDB é o mais novo integrante da Comissão.
Conheça as demais propostas cujos pareceres pela legalidade foram aprovados na reunião:
PL 644/08, do vereador Claudinho (PSDB)
PL 307/09, do vereador Marcelo Aguiar (PSC)
PL 314/09, do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR)
PL 329/09, do vereador Paulo Frange (PTB)
PL 417/09, do vereador Carlos Alberto Bezerra Jr.
PL 505/09, do vereador Adolfo Quintas (PSDB)
PL 535/09, do vereador Penna (PV)
PL 548/09, do vereador Toninho Paiva (PR)
PL 006/09, do Executivo
PL 487/09, do Executivo
PL 577/09, do vereador Paulo Frange
PL 675/09, dos vereadores Juscelino Gadelha (PSDB), Antonio Carlos Rodrigues e outros
PL 228/09, do vereador Antonio Carlos Rodrigues
PL 513/09, do vereador Claudinho
PDL 093/09, do vereador Ítalo Cardoso (PT)
|
CCJ aprova parecer favorável a PL que autoriza a cisão da EMURB
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pais e servidores municipais da rede de ensino da capital discutem educação inclusiva na Câmara
Os “Desafios e Caminhos para a Educação Inclusiva na Rede Pública: Políticas, Práticas e Garantias de Direito” foram a temática da Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo na noite desta sexta-feira (17/10). O debate foi presidido pelo vereador Celso Giannazi (PSOL), integrante do colegiado. O parlamentar destacou a... »
Atualizado em 17/10/2025 - 22h19Câmara Municipal de São Paulo debate o novo Plano Nacional de Educação
O PNE (Plano Nacional de Educação), principal diretriz da política educacional brasileira, foi tema de uma Audiência Pública na noite desta quinta-feira (16/10). A discussão foi promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Comissão Especial da Câmara Federal dos Deputados. No Legislativo paulistano, o debate... »
Atualizado em 16/10/2025 - 22h59Orçamento 2026 e PPA: segurança urbana, desestatização e fiscalização de serviços são debatidas em audiência
Nesta quinta-feira (16/10), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou a segunda Audiência Pública temática para discutir as propostas da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026 e do PPA (Plano Plurianual) para o quadriênio de 2026 a 2029. O debate focou nas secretarias municipais de Segurança Urbana e de... »
Atualizado em 16/10/2025 - 21h40