A história da Umbanda está intimamente ligada à história dos afrodescendentes brasileiros. E esta conexão foi celebrada na noite desta quarta-feira ( 19/11) na Câmara Municipal de São Paulo. A vereadora Claudete Alves ( PT) foi a proponente da sessão. A vereadora Claudete Alves foi muito elogiada por sua coragem em criar o PL 0497/08 que acrescenta parágrafo único à lei 14.805, de 04 de julho de 2008 (que consolida a legislação sobre o tabagismo no município de São Paulo), garantindo a liberdade nos cultos das religiões de matrizes africanas. “ Na condição de vereadora devo respeitar a lei . A Constituição Brasileira garante a liberdade de credo. Além disso, desde o primeiro dia que entrei nesta Casa tive como uma de minhas prioridades a luta contra qualquer forma de preconceito a fim de fazer com que todos possam viver no Estado de Direito, independente de suas opções religiosas”, explicou Claudete.
A vereadora também lembrou a ligação dos negros com a Umbanda. “ Se a raça negra sobrevive até hoje, a religião umbandista é uma das grandes responsáveis por isso. A Umbanda ajuda a libertar mentes de preconceitos e discriminações fazendo com que o mundo seja um lugar melhor”, concluiu ela.
A mesa foi composta pela vereadora Claudete Alves; Mãe Liliana d´Oxum; Pai Milton Aguirre, presidente da Souesp; Patrícia Schermann, professora da Unifesp; Mãe Maria Aparecida Nalessio, Primado de Umbanda; Pai Engels – Escola de Curimba Aldeia de Caboclos; Pai Rosevaldo de Oxumaré e Nelson Dias, da Casa de Vela Santa Rita.
Ciclo de Palestras
Antes da Sessão Solene, um ciclo de palestras sobre Umbanda foi realizado. Os temas e os respectivos palestrantes foram:
A importância do negro nas composições das tradições afrobrasileiras- Eduardo Brasil
A Influência dos Povos Bantus na Formação da Umbanda – Mameto Inkice Kayandewa
Raízes Umbandistas: A Integração entre Negros e Indígenas – Mãe Nazareth Dória
Festividades Umbandistas – Pai Milton Aguirre, presidente da Souesp
Educação Ambiental para Preservação da Natureza – Mãe Márcia Pinho, da Federação Ycaraí
100 anos de Umbanda – Ronaldo Linares
|
Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra e aos 100 anos de Umbanda
Categorias
Outras notícias relacionadas
Câmara Municipal sedia 4ª edição do Festival Literário Infantil Folhas de Baobá
Na segunda-feira (17/11), a Câmara Municipal de São Paulo recebeu a 4ª edição do Festival Literário Infantil Folhas de Baobá. O objetivo do evento é divulgar o trabalho artesanal e autoral realizados nas escolas públicas com bebês e crianças do município de São Paulo na perspectiva da educação antirracista. O Festival Baobá é destinado a... »
Atualizado em 18/11/2025 - 16h51Curso gratuito para cuidadores de idosos promove último encontro do ano de 2025
O curso “Boas Práticas para a Pessoa Idosa – Cuidador de Idosos”, oferecido gratuitamente há 13 anos pela Câmara Municipal de São Paulo, encerrou o ciclo de 2025 com um encontro nesta segunda-feira (17/11), dedicado à melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas e dos cuidadores. A formação aborda cuidados essenciais, prevenção de lesões,... »
Atualizado em 18/11/2025 - 14h38Jethro Internacional certifica novos diplomatas civis humanitários em solenidade na Câmara
A Jethro Internacional realizou, na segunda-feira (17/11), uma solenidade na Câmara de certificação dos diplomatas civis humanitários, nomeação de diretores de expansão Jethro Brasil e outorga do prêmio Martin Luther King Jr. A entidade está presente em dezenas de países e se dedica há mais de 20 anos a causas humanitárias. O evento contou com... »
Atualizado em 18/11/2025 - 14h24


