A história da Umbanda está intimamente ligada à história dos afrodescendentes brasileiros. E esta conexão foi celebrada na noite desta quarta-feira ( 19/11) na Câmara Municipal de São Paulo. A vereadora Claudete Alves ( PT) foi a proponente da sessão. A vereadora Claudete Alves foi muito elogiada por sua coragem em criar o PL 0497/08 que acrescenta parágrafo único à lei 14.805, de 04 de julho de 2008 (que consolida a legislação sobre o tabagismo no município de São Paulo), garantindo a liberdade nos cultos das religiões de matrizes africanas. “ Na condição de vereadora devo respeitar a lei . A Constituição Brasileira garante a liberdade de credo. Além disso, desde o primeiro dia que entrei nesta Casa tive como uma de minhas prioridades a luta contra qualquer forma de preconceito a fim de fazer com que todos possam viver no Estado de Direito, independente de suas opções religiosas”, explicou Claudete.
A vereadora também lembrou a ligação dos negros com a Umbanda. “ Se a raça negra sobrevive até hoje, a religião umbandista é uma das grandes responsáveis por isso. A Umbanda ajuda a libertar mentes de preconceitos e discriminações fazendo com que o mundo seja um lugar melhor”, concluiu ela.
A mesa foi composta pela vereadora Claudete Alves; Mãe Liliana d´Oxum; Pai Milton Aguirre, presidente da Souesp; Patrícia Schermann, professora da Unifesp; Mãe Maria Aparecida Nalessio, Primado de Umbanda; Pai Engels – Escola de Curimba Aldeia de Caboclos; Pai Rosevaldo de Oxumaré e Nelson Dias, da Casa de Vela Santa Rita.
Ciclo de Palestras
Antes da Sessão Solene, um ciclo de palestras sobre Umbanda foi realizado. Os temas e os respectivos palestrantes foram:
A importância do negro nas composições das tradições afrobrasileiras- Eduardo Brasil
A Influência dos Povos Bantus na Formação da Umbanda – Mameto Inkice Kayandewa
Raízes Umbandistas: A Integração entre Negros e Indígenas – Mãe Nazareth Dória
Festividades Umbandistas – Pai Milton Aguirre, presidente da Souesp
Educação Ambiental para Preservação da Natureza – Mãe Márcia Pinho, da Federação Ycaraí
100 anos de Umbanda – Ronaldo Linares
|
Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra e aos 100 anos de Umbanda
Categorias
Outras notícias relacionadas
Festival da Marcha das Mulheres promove ações e atividades na Câmara sobre o protagonismo feminino
Com o apoio da vereadora Luna Zarattini (PT), a Câmara Municipal de São Paulo recebeu neste sábado (18/10), o segundo e último dia do Festival Ocupa Feminista. Promovido pela MMM-SP (Marcha Mundial das Mulheres de São Paulo), o evento promoveu ações e atividades que integraram mulheres de vários estados do país. Quem participou pode conferir... »
Atualizado em 18/10/2025 - 18h09Festival Ocupa Feminista reúne mulheres de todo o Brasil na Câmara
O Festival Ocupa Feminista reuniu, nesta sexta-feira (17/10), mulheres de todo o país em diferentes espaços da Câmara Municipal de São Paulo. A programação conta com atividades até este sábado (18/10), como oficinas e debates. Promovido pela MMM-SP (Marcha Mundial das Mulheres de São Paulo), a vereadora Luna Zarattini (PT) apoiou o evento. A iniciativa... »
Atualizado em 17/10/2025 - 20h44Câmara Municipal sedia solenidade em homenagem à Aclasp
Na quinta-feira (16/10), a Câmara Municipal de São Paulo sediou uma solenidade em homenagem à Aclasp (Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo). A vereadora Edir Sales (PSD), apoiadora da iniciativa, tomou posse na Academia durante a cerimônia. Ela ocupará a cadeira de número 12. Junto à parlamentar, estará a primeira-dama da capital paulista,... »
Atualizado em 17/10/2025 - 16h25