Câmara comemora Dia dos Bandeirantes

RenattodSousa
Câmara comemora Dia dos Bandeirantes
A Sociedade Brasileira de Heráldica aproveitou a data para homenagear bandeirantes modernos.

 

Nesta sexta-feira (14/11), a Câmara Municipal comemorou juntamente com Sociedade Brasileira de Heráldica, o Dia dos Bandeirantes. A solenidade teve o apoio do vereador Celso Jatene (PTB).

Dom Galdino Cuchiaro , presidente da Sociedade, explicou a analogia entre os antigos bandeirantes e os homenageados. “Hoje em dia muitas pessoas se destacam por serem tão desbravadoras quanto os bandeirantes de antes. Os agraciados de hoje são empresários, políticos, empreendedores que têm o espírito de ousadia. São exemplos para o Brasil, para a America do Sul e para o mundo”, disse ele.

 A Sociedade Brasileira de Heráldica tem como objetivo- dentre muitas outras atividades culturais, educacionais, ecológicas, filantrópicas – oferecer  orientação às organizações militares e civis na elaboração de suas bandeiras, uniformes, símbolos, escudos e brasões, além de ajudar na "reconstrução" de centenas de brasões de armas e escudos de municípios brasileiros, que se encontram em desacordo com as leis internacionais e as convenções.
 
Os bandeirantes foram os homens, que no princípio da colonização do Brasil, eram usados pelos portugueses com o objetivo de lutar com indígenas rebeldes e escravos fugitivos. Eles saiam de São Paulo e São Vicente, se dirigiam para o interior do Brasil caminhando  através de florestas e também seguindo caminho por rios. O Rio Tietê foi um dos principais meios de acesso para o interior de São Paulo. Estas explorações territoriais eram chamadas de Entradas ou Bandeiras. Enquanto as Entradas eram expedições oficiais organizadas pelo governo, as Bandeiras eram financiadas por particulares (senhores de engenho, donos de minas, comerciantes).
 
O objetivo predominante era capturar os índios e procurar pedras e metais preciosos. Contudo, estes homens ficaram historicamente conhecidos como os responsáveis pela conquista de grande parte do território brasileiro. Bartolomeu Bueno da Silva, Antônio Raposo Tavares, Manuel de Borba Gato e Fernão Dias Pais foram alguns nomes de bandeirantes que se tornaram famosos

Imagens para download:
RenattodSousa
Câmara comemora Dia dos Bandeirantes
O evento aconteceu no plenário 1º de Maio na Câmara Municipal
RenattodSousa
Câmara comemora Dia dos Bandeirantes
Dom Galdino Cuchiaro
RenattodSousa
Câmara comemora Dia dos Bandeirantes
Hoje em dia muitas pessoas se destacam por serem tão desbravadoras quanto os bandeirantes de antes”, disse Dom Galdino

Veja também