A partir de agora afastar do trabalho o motorista do sistema coletivo urbano de São Paulo que se envolver em acidentes de trânsito será considerado ato ilegal e o caso será remetido ao Ministério Público Estadual. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (14/08), durante reunião ordinária da Comissão Permanente de Trânsito e Transporte da Câmara Municipal de São Paulo.No próximo encontro vamos aprovar o envio da comunicação desta decisão ao secretário municipal de Transportes, pois é inadmissível que o profissional seja afastado, com desconto em seus salários e sem direito a cesta básica, sem que seu caso seja examinado e sem direito de defesa, disse o vereador Abou Anni (PV), presidente da comissão.A decisão foi tomada depois de os vereadores Ricardo Teixeira (PSDB) e Antonio Donato (PT), além do presidente da comissão, não terem ficado satisfeitos com as explicações de Aramir Lourenço, do Programa de Redução de Acidentes em Transportes no Município de São Paulo (Prat), da SPTrans. Em seu depoimento, Lourenço informou que com base na legislação atual tem de se fazer o afastamento primeiro e depois analisar se houve culpa ou não do motorista. O representante da SPTrans destacou, no entanto, que existe proposta para que o condutor seja afastado depois de apurada sua culpa. Constatado que houve responsabilidade do motorista, ou seja, não estava dirigindo preventivamente, ele é afastado para fazer uma reciclagem, disse Lourenço. Ele informou ainda que, ao contrário do que ocorre hoje, o motorista punido poderá recorrer da decisão.AcidentesDurante a reunião, o representante da SPTrans apresentou o resultado parcial do Programa de Redução de Acidentes em Transportes no Município de São Paulo (Prat), criado em 2007. O objetivo do decreto que criou o Prat era a redução da quantidade e da gravidade dos acidentes com ônibus e microônibus. E isso ocorreu. Em 2007, os acidentes causaram 2.712 vítimas não fatais e 130 fatais, enquanto até julho de 2008 foram registradas 980 vítimas não fatais e 57 fatais.
|
Câmara aprova medidas a favor de motoristas do transporte coletivo da cidade
Categorias
Outras notícias relacionadas
Audiência debaterá impactos econômicos dos usos e atividades diversas em parques concedidos à iniciativa privada
A Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara Municipal de São Paulo agendou uma Audiência Pública com o tema “Os impactos econômicos dos usos e atividades econômicas diversas nos parques municipais e estaduais, da capital paulista, concedidos à iniciativa privada”. O debate será realizado no dia 2 de outubro (quinta-feira), a partir... »
Atualizado em 17/09/2025 - 11h38Comissão discute falta de orçamento e problemas em serviços públicos para população idosa
Em reunião realizada nesta terça-feira (16/9), a Comissão Extraordinária do Idoso e de Assistência Social aprovou dois requerimentos que pedem a secretarias municipais esclarecimentos e informações detalhadas sobre o funcionamento dos serviços públicos para a população idosa. Além disso, a Comissão promoveu diálogos com professores, assistentes sociais, fóruns e público geral que discutiram saúde, falta... »
Atualizado em 16/09/2025 - 16h15Audiência Pública na Câmara discutirá prestação de contas da saúde municipal do 2º quadrimestre
A apresentação atende à Lei Complementar 141/2012, que tem por objetivo discutir os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados e municípios em ações e serviços públicos de saúde.
Atualizado em 16/09/2025 - 13h01