Audiência pública discute ocupações irregulares e zeladoria no Tatuapé

Por: - DA REDAÇÃO

30 de abril de 2016 - 16:15

Uma audiência pública convocada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, na manhã desta sábado (30/4), discutiu as ocupações irregulares e os serviços de zeladoria do distrito do Tatuapé, na zona lesta da capital.

Segundo os moradores da região, com a ocupação da comunidade do Pau Queimado, no entorno da Marginal Tiete e Viaduto Aricanduva,  e da comunidade Vila Luíza, no terreno da CPTM, houve o aumento de ocorrências de roubo e furtos e o acúmulo de lixo nas ruas.

ROGERIO8963-2016-04-30 AP FINANCAS E ORCAMENTO Tatuape-ABUENOMIO

Presidente do Conseg Parque São Jorge, Rogério Felix Martins

“Temos duas comunidades carentes que estão absorvendo moradores de rua e usuários de droga que causam um impacto muito grande no bairro. Aqui é um bairro que tem muitos moradores de terceira idade, e então abusam muito do pessoal. Eles dão ‘botes’ nas carteiras e o pessoal já está com medo de sair na rua. Estamos ficando reféns desse pessoal”, contou o presidente do Conseg Parque São Jorge, Rogério Felix Martins.

De acordo com a supervisora de assistência social Simone Moreira, que representou a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a prefeitura vem desenvolvendo diversos projetos de acolhida com as pessoas em situação de rua e com as 56 famílias mapeadas que vivem em situação vulnerável nas ocupações.

Outra reivindicação dos moradores é criação de uma subprefeitura no Tatuapé. Segundo boa parte dos moradores, as demandas encaminhadas não são atendidas.

RODRIGO90462016-04-30 AP FINANCAS E ORCAMENTO Tatuape-ABUENO-MIO

Rodrigo Sales, síndico

“O bairro tem crescido desproporcionalmente. Há 15 anos o bairro tinha uma infraestrutura, só que a demanda de vários condomínios que chegaram à região tem aumentado muito. E a região não está comportando, não tem a infraestrutura necessária, até por conta de não existir uma subprefeitura no Tatuapé, que é absorvida pela subprefeitura da Mooca. Então, a subprefeitura da Mooca não tem braço suficiente de ação para isso e nós precisamos, de fato, de ação”, ressaltou o sindico de um dos condomínios do bairro, Rodrigo Sales.

O subprefeito da Mooca, Evandro Reis, que é responsável pela administração dos recursos de seis distritos (Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé) sugeriu a criação de um grupo de trabalho entre principais agentes do bairro para acompanhar as discussões e encaminhar as demandas junto à subprefeitura.

ADOLFOQUINTAS2016-04-30 AP FINANCAS E ORCAMENTO Tatuape-ABUENO9030MIO

Vereador Adolfo Quintas (PSD)

“Sem dúvida nenhuma boa parte desse serviço dá pra contribuir. O poder público municipal tem que contribuir, no caso, a subprefeitura da Mooca vai ter que dar resposta para o pessoal a partir do que foi conversado, aí vamos dar o encaminhamento que for necessário”,  disse o vereador Adolfo Quintas (PSD), proponente da audiência.

“Eu tenho certeza que a prefeitura e todos os membros que vieram representar os respectivos secretários irão encaminhar agora com mais veemência, com mais necessidade, realmente ouvindo a comunidade”, disse a vereadora Edir Sales (PSD).

Outras notícias relacionadas