O lançamento de um empreendimento imobiliário numa área contaminada próximo a Marginal do Tietê e a criação do Parque Vilas Boas, onde funcionou a usina de lixo da Vila Leopoldina, ambos no bairro da Lapa, serão debatidos em audiência pública que será realizada no dia 5 de outubro na sede da Distrital Lapa da Associação Comercial de São Paulo. O encontro, solicitado pelo vereador Juscelino Gadelha (PSDB), foi aprovado nesta quinta-feira (05/08) pela Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia da Câmara paulistana. “No semestre passado fui relator da CPI que investigou as áreas contaminadas da cidade e uma situação que me preocupou muito foi a do Parque Villas Boas, uma área de 55 mil m² onde funcionou durante muitos anos a usina de compostagem da Vila Leopoldina. E próximo a esse local deverá ser instalado um empreendimento imobiliário”, informou Gadelha. “Por tudo isso solicitei a audiência pública para podermos discutir os aspectos relativos à atividade econômica e industrial e seus respectivos passivos ambientais”.
A Comissão aprovou ainda a realização de outra audiência pública, no dia 26 de agosto, na Sala Prestes Maia da Câmara, também solicitada por Juscelino Gadelha, para debater os impactos ambientais decorrentes do tráfego pesado no bairro Jardim Marajoara, em Santo Amaro. “Trata-se de um bairro preservado próximo ao Aeroporto de Congonhas, cujas ruas estreitas estão servindo para a circulação de caminhões e ônibus. Muitos caminhões chegam até a ficar entalados nas ruas estreitas”.
Além desses requerimentos, os integrantes da Comissão aprovaram os pareceres favoráveis dos seguintes projetos de lei:
PL 93/09, do vereador Carlos Apolinário (DEM) e
PL 559/09, da vereadora Edir Sales (DEM).
Participaram da reunião os seguintes vereadores: Juscelino Gadelha (PSDB), Senival Moura (PT), Quito Formiga (PR) e Marcelo Aguiar (PSC).
|
Audiência pública debaterá passivo ambiental da Lapa
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00Em 2025, a CCJ analisou quase mil projetos; confira como foram as atividades do colegiado
A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) da Câmara Municipal de São Paulo, presidida pela vereadora Sandra Santana (MDB), manteve a agenda de trabalho para deliberar demandas da Casa nos dois semestres de trabalho de 2025. O colegiado é responsável por avaliar os critérios de legalidade e constitucionalidade para a tramitação de projetos... »
Atualizado em 14/01/2026 - 12h00

