Sistema Pardal recebe 1360 denúncias em um mês

MARIANE MANSUIDO
DA REDAÇÃO

A versão web e o aplicativo do sistema Pardal receberam 1360 denúncias em apenas um mês de funcionamento, uma média de 45 ocorrências por dia.

Tanto no aplicativo, em funcionamento desde 2016, quanto na versão web, o eleitor pode denunciar diversas infrações pelo sistema, como propaganda eleitoral fixa (veiculadas por meio de outdoors, balões, pichações e cavaletes, por exemplo), doações e gastos de campanha, compra de votos, uso da máquina pública, entre outros. Infrações em propagandas de rádio, TV e internet não são analisadas pelo Pardal. Nesse caso, elas devem ser encaminhadas pelos meios tradicionais.

Ao fazer a denúncia, além da identificação com nome e CPF, é necessário que o cidadão envie também vídeos, fotos ou áudios que indiquem a existência da irregularidade. As informações do autor são mantidas em sigilo pela Justiça Eleitoral.

A assessora de comunicação do TRE-SP, Marina Campos, disse que o objetivo da versão web é trazer mais facilidade para quem quiser fazer uma denúncia. “O pardal é um sistema utilizado por toda a Justiça Eleitoral. A intenção é fazer com que o eleitor ajude na fiscalização das irregularidades de campanhas eleitorais, por isso disponibilizamos essas duas formas de acesso”, explicou.

No site do TRE-SP estão disponíveis mais informações.

 

Deixe uma resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também