Solenidade encerra 8ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura

Fotos: André Moura / CMSP

Solenidade de encerramento 8ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura (12/4)

MARIANE MANSUIDO
DA REDAÇÃO

A Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta sexta-feira (12/4), a cerimônia de encerramento da 8ª edição da Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura. O evento faz parte do calendário oficial da cidade, com uma programação diversificada que busca estimular a prática da leitura e da escrita nas escolas municipais da cidade.

Dezenas de alunos estiveram presentes à solenidade, que contou com uma série de apresentações artísticas, com batalha de rimas, apresentação musical e intervenções literárias.

Gustavo Lima, 12 anos

Gustavo Lima, 12 anos, recitou um poema do escritor curitibano Paulo Leminski (1944-1989), cuja obra ele conheceu durante a 8ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura. “Eu estudei sobre ele e acabei gostando do que ele escreve. Consegui melhorar minha leitura e minha escrita também”, contou Gustavo, estudante do 6º ano na EMEF Desembargador Achilles de Oliveira Ribeiro, na zona leste da capital.

“Tem muitas crianças que ainda não sabem o que é literatura, mas na nossa escola tivemos o incentivo para ler mais e conhecer grandes autores”, disse Luis Henrique de Sousa, 13 anos, estudante da EMEF Dias Gomes, também na zona Leste.

Lavínia Aisar e Luis Henrique

Luis Henrique fez uma apresentação musical, ao lado da colega Lavínia Aisar. “A nossa escola foca nisso: ajudar os jovens de hoje a ter mais contato com a leitura. Eu aprendi muita coisa essa semana”, afirmou Lavínia, 14 anos.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Alê Youssef, que participou da cerimônia, conectar os paulistanos aos livros é um desafio. “Além do pouco hábito de leitura, o entretenimento do mundo digital nos impõe um enorme desafio. Este ano, resolvemos utilizar as criações que a periferia de São Paulo desenvolveu para a difusão literária, como os saraus e os slams [competições poéticas]”, explicou Youssef. De acordo com o secretário, essa foi uma das formas de aproximar os jovens das bibliotecas municipais, que receberam várias dessas competições.

O evento, que ocorreu de 8 a 12/4, foi instituído pela Lei 14.999/2009, de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB), e acontece sempre na segunda semana de abril.

“É uma programação para sensibilizar toda a população de que a leitura é fundamental. Se não desenvolvermos esse hábito, não há como prosperar na educação”, declarou o vereador.

Eliseu Gabriel também destacou o sucesso desta edição, que percorreu vários roteiros na cidade. “Além das escolas, a programação se estendeu às bibliotecas e parques municipais. Dessa forma, conseguimos incluir pais e mães nas atividades”, acrescentou.

As produções textuais e artísticas dos alunos, realizadas durante a Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura, como os poemas, contos e desenhos, serão coletados para a edição de um livro intitulado “Descobrir-se Autor”.

A publicação também faz parte da Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, com previsão de lançamento nos próximos meses, na Câmara Municipal.

Deixe uma resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também