No Dia da Terra, Câmara de SP inaugura instalação com 14 mil copos plásticos

DA ASSESSORIA DE IMPRENSA

No dia 22 de abril, segunda-feira, data em que se comemora o Dia da Terra, a Câmara Municipal de São Paulo inaugura uma instalação para conscientizar os cidadãos sobre o impacto do uso de plástico no meio ambiente. No saguão do Palácio Anchieta serão expostos cerca de 14 mil copos de água descartáveis, que representavam o consumo de apenas dois dias úteis na sede do Legislativo no ano de 2018.

Em fevereiro, o presidente da Câmara, Eduardo Tuma (PSDB), determinou que não fossem mais comprados copos plásticos. Foi, então, iniciada uma campanha interna para que os funcionários tragam suas próprias garrafas e canecas.

Essa medida já fez com que o consumo de copos plásticos para água caísse 75%. Antes da campanha eram usados em média 153 mil recipientes plásticos para água por mês.

O objetivo é extinguir o uso de copos plásticos dentro do Legislativo paulistano. Com isso, a Câmara deixará de usar cerca de 3 milhões de recipientes plásticos por ano – o número é a soma de copos de água e copinhos de café.

Quando acabar o estoque de copos plásticos que ainda estão em uso, os visitantes da Câmara terão a sua disposição copos de papel, que são menos agressivos ao meio ambiente.

Desde 12 de abril, a Câmara iniciou a campanha Sexta-feira Sem Copo. A medida força funcionários a mudarem seus hábitos, mesmo ainda havendo copos de plástico no estoque.

Os trabalhos de conscientização são desenvolvidos pelo Comitê de Sustentabilidade, criado em agosto de 2018 e formado por funcionários de diferentes setores do Legislativo com a contribuição dos servidores dos gabinetes dos vereadores.

Atualmente, além da campanha dos copos, o comitê trabalha na conscientização sobre separação do lixo nas salas e gabinetes – a Câmara faz há anos a reciclagem, porém, cabia aos funcionários da limpeza fazer a separação dos resíduos.

Deixe uma resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também