Legislativo paulistano recebe curso para cuidadores de idosos

FELIPE PALMA 
DA REDAÇÃO 

O curso de capacitação voltado a pessoas que cuidam de idosos, realizado no Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (30/8), discutiu as ‘Boas Práticas para a Atenção à Pessoa Idosa’.  Muitas pessoas tornaram-se cuidadores e assumiram o encargo sem receber apoio e orientação para enfrentar as dificuldades que tal responsabilidade exige. Pensando nisso, as aulas são voltadas a orientar, capacitar e fornecer informações aos leigos.

A rotina de um cuidador de idoso reúne diversas tarefas e obrigações e, para isso, segundo Cláudia Vallone Silva, especialista em gerontologia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), eles devem se preparar.  “Essas pessoas precisam de orientação, não basta só ter carinho. Claro que o sentimento é importante, mas é fundamental haver a orientação de um profissional da saúde para que o cuidador trate-as de maneira criteriosa”, explicou a especialista.

Durante a palestra foi apontado que o envelhecimento populacional aliado a índices populacionais recentes – população mundial idosa chegará, em 2050, a dois bilhões – exigem reflexões sobre as ações sociais que são desenvolvidas à classe.

Luzia de Fátima Ferreira trabalha na área há 10 anos. Além da relação de proximidade, entende que o profissional precisa de algo a mais, estudar mesmo. “Este curso veio me capacitar, vai me garantir qualidades técnicas, dinâmicas através de ações criativas. Eles nos ensinam também a prevenção junto do idoso.”

O curso ‘Boas Práticas para a Atenção à Pessoa Idosa’ é de iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV). Mais de cinco mil pessoas já passaram pelas aulas que ocorrem desde 2013.

 

 

 

Deixe uma resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também