Frente Parlamentar Brasil, China, Coreia e Japão é lançada na Câmara

André Moura/CMSP

Sessão de lançamento da Frente Parlamentar Brasil, China, Coreia e Japão

JOTA ABREU
DA REDAÇÃO

Com a presença de imigrantes e descendentes de países asiáticos, foi lançada, na Câmara Municipal de São Paulo, na noite desta terça-feira (07/5), a Frente Parlamentar Brasil, China, Coreia e Japão. O objetivo da iniciativa é promover a cooperação e ampliar a interação entre esses países e o poder público da cidade de São Paulo.

O evento congregou os países com representações diplomáticas: Kyeng-rang Kang, cônsul da Coreia do Sul em São Paulo, Akira Kusunaki, cônsul-geral adjunto do Japão, e Sun Renan, cônsul-geral adjunto da China.

Estavam presentes ainda os vereadores Caio Miranda (PSB), Mário Covas Neto (PODE), Milton Ferreira (PODE), Ota (PSB) e Soninha Francine (PSB). A vereadora Janaína Lima (NOVO), presidente da Comissão Extraordinária de Relações Internacionais da Câmara, e o deputado estadual Adalberto Freitas (PSL) também compareceram.

A Frente Parlamentar foi proposta pela vereadora Soninha, que disse considerar as frentes parlamentares espaços coletivos de criação de vereadores identificados com determinados temas, sem a rigidez regimental de outras formas de reunião. “Vamos poder construir uma agenda de atividades variadas, de encontros culturais para intercâmbio de informações, de forma a conhecer esses povos tanto na origem quanto na forma de eles viverem na cidade de São Paulo”, afirmou Soninha.

Para a vereadora, o convívio harmonioso é um traço cultural da cidade de São Paulo que pode ser fortalecido. “Podemos aprender com esses países, que são referência em várias áreas, como educação, mobilidade, recursos hídricos, ciência, tecnologia, mudanças climáticas, entre outras”, avaliou Soninha.

O cônsul da Coreia do Sul, Kyeng-rang Kang, lembrou que a imigração coreana no Brasil já completou 65 anos. “Acho importante essa comunhão entre os irmãos asiáticos em território brasileiro. É muito significativo que tenhamos uma vida social comum aqui. Por isso, exaltamos a criação dessa frente parlamentar”, declarou o cônsul.

Sun Renan, cônsul-geral adjunto da China, destacou o fato de a China ter se consolidado como o maior parceiro comercial do Brasil, ambos países emergentes, que há 45 anos estabeleceram relações diplomáticas. “Nosso consulado vai inclusive organizar uma série de atividades culturais para comemorar essa ligação importante. Apesar da distância geográfica, temos muito ainda a estreitar para o mútuo benefício. São Paulo é a maior cidade e se torna pioneira ao tomar uma iniciativa como esta, para estabelecermos um aprofundamento ainda maior dos nossos laços de amizade”, afirmou o diplomata.

Akira Kusunaki, cônsul-geral adjunto do Japão, agradeceu a iniciativa da Câmara Municipal. E considerou o momento oportuno, pois o novo imperador, Naruhito, ascendeu ao trono no dia 1º de maio. “É um momento de expectativa, otimismo e uma era nova para o Japão. Aqui no Brasil é onde há mais japoneses fora do nosso país. Essa presença nos ajuda a fortalecer os laços de amizade, que será reforçada pela frente parlamentar”, explicou.

One Comment

Deixe uma resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também