Entenda o que é a Mesa Diretora, responsável por direcionar os trabalhos e gerenciar a administração da Câmara

MARCO ANTONIO CALEJO
DA REDAÇÃO

Eleita pelos e composta por vereadores, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo é formada pelo presidente da Casa, 1° vice-presidente, 2° vice-presidente, 1° secretário, 2° secretário e o corregedor do Parlamento.

Cabe aos componentes da Mesa direcionar os trabalhos do Legislativo e gerenciar os serviços administrativos. Em reuniões periódicas, os vereadores que fazem parte do colegiado tratam dos assuntos pertinentes à Câmara e dão publicidade a atos e decisões.

A eleição da Mesa Diretora é realizada em sessão extraordinária no dia 1° de janeiro, quando se tratar do primeiro ano da legislatura (o período de quatro anos de mandato dos vereadores). Nos anos subsequentes, a escolha dos integrantes será feita em 15 de dezembro.

Os vereadores escolhidos por seus pares para compor a Mesa tomam posse sempre em 1° de janeiro. O mandato é de um ano, e a reeleição é permitida apenas para o mesmo cargo, durante a legislatura.

O presidente da Mesa e os vices direcionam os trabalhos legislativos em Plenário. Os secretários são responsáveis pelos contratos administrativos. E cabe ao corregedor zelar pelo cumprimento das normas definidas pelo Regimento Interno, que pode ser encontrado no Portal da Câmara.

 

Deixe uma resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também