Eleição do Parlamento Jovem Paulistano é realizada na Câmara Municipal

Luiz França / CMSP

Parlamento Jovem 2019 (08/11)

MARIANE MANSUIDO
DA REDAÇÃO

Nesta sexta-feira (08/11), aconteceram a eleição e a posse dos estudantes eleitos para participar da 18ª Edição do Parlamento Jovem Paulistano. A iniciativa da Câmara Municipal de São Paulo permite que jovens de 11 a 15 anos tenham a oportunidade de conhecer, na prática, as funções e o trabalho do Legislativo paulistano.

Foram diplomados 55 estudantes como vereadores por um dia, oriundos de escolas públicas e particulares do município. Seguindo o rito do Regimento Interno da Casa, eles também elegeram os integrantes da Mesa Diretora, responsável por direcionar os trabalhos do Legislativo e gerenciar os serviços administrativos.

A composição da Mesa, nesta edição do Parlamento Jovem Paulistano, foi 100% feminina. Júlia Freitas Lima foi eleita presidente; Ana Catarina Farias e Julia Wenda de Vincenzo foram escolhidas primeira e segunda vice-presidentes, respectivamente. Para ocupar a primeira e segunda secretarias da Mesa, foram eleitas Samarah Couriel Avalo e Maria Eduarda de Almeida.

Em seguida, os jovens parlamentares apresentaram seus Projetos de Lei, que foram discutidos e votados no Plenário 1º de Maio, mais uma vez conforme a rotina da Câmara paulistana. O vereador Caio Miranda Carneiro (PSB) foi o responsável pela abertura do evento e diplomação dos estudantes.

A lista dos vereadores eleitos neste ano, com seus respectivos Projetos de Lei, podem ser acessados neste link.

Sobre o Parlamento Jovem Paulistano

O projeto foi criado na Câmara Municipal de São Paulo pela Resolução nº 10 de 21 de agosto de 2001. O principal objetivo é oferecer aos jovens do município uma lição de cidadania e democracia, com a vivência, por um dia, das funções e dos trabalhos do Poder Legislativo.

Todos os estudantes do 6º ao 9º ano das escolas públicas e particulares do município podem se candidatar a uma das 55 cadeiras do Parlamento Jovem.

Deixe uma resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também