Câmara Municipal cria Comitê Civil Contra Coronavírus

MARIANE MANSUIDO
HOME OFFICE

Esta semana, a Câmara Municipal de São Paulo criou o Comitê Civil Contra o Coronavírus, órgão institucional do Legislativo paulistano composto por vereadores, empresas e entidades da sociedade civil.

A finalidade é conscientizar a população sobre o Covid-19 e colaborar com os órgãos de saúde no combate à doença.

A iniciativa é similar ao trabalho realizado pelo Comitê Civil contra a Dengue, criado na epidemia da doença na capital em 2003 e 2004. Na ocasião, houve a participação de 400 entidades da sociedade civil, além do Poder Público, para mobilizar os moradores e combater o criadouro do mosquito.

Desta vez, o comitê é voltado às ações práticas contra o coronavírus. “Já contamos com mais de 150 parceiros, com muita capilaridade na cidade”, informou o vereador Gilberto Natalini (PV), que propôs a criação do comitê na Câmara Municipal. “Todos estão divulgando o banner com dicas de prevenção e sintomas, e o comitê está apoiando algumas campanhas de solidariedade, como arrecadação de alimentos para a população carente e de insumos para os profissionais da saúde”, explicou Natalini.

AÇÕES CONTRA O COVID-19

Uma das campanhas apoiadas pelo Comitê Civil Contra o Coronavírus é a da Associação Popular de Saúde, que está arrecadando alimentos para a população mais carente.

Outra mobilização é a da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que coordena 17 hospitais públicos pelo Brasil, e que busca ajuda para conseguir materiais e equipamentos para garantir a proteção dos profissionais de saúde e atendimento aos infectados pelo Covid-19.

O comitê também encaminhou ofício ao ministro da Saúde e secretários municipal e estadual, solicitando atenção especial aos profissionais de saúde, que são a linha de frente de combate à doença.

Entre os parceiros do comitê, estão:

A Arquidiocese de São Paulo

OAB/SP (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo)

ACSP (Associação Comercial do Estado de São Paulo)

APM (Associação Paulista de Medicina)

Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)

Seconci (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo)

FISESP (Federação Israelita do Estado de São Paulo)

NABEM (Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes), entre outros.

Para mais informações sobre o trabalho do Comitê Civil contra o Coronavírus, basta entrar em contato pelo número (11) 3396-5301.

 

Deixe uma resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também