A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais recebeu, nesta quinta-feira (02/04), o secretario especial de Direitos Humanos de São Paulo, José Gregori. O ex-ministro apresentou breve histórico da democracia no País e falou dos trabalhos da Secretaria. Durante a reunião, o vereador Roberto Tripoli (PV) denunciou maus tratos a moradores de rua. Diversas entidades que lutam por moradia também estiveram presentes no encontro. Gregori abriu a apresentação enaltecendo a existência de uma Comissão que trate de Direitos Humanos no Legislativo Paulistano. O ex-ministro da Justiça lembrou que a expressão “era proibida e não podia ser mencionada no País durante o regime militar.” Para ele, “a luta pela democracia foi vitoriosa em grande parte porque a sociedade se agarrou à bandeira dos direitos humanos.” Morador de rua
Sobre os trabalhos da Secretaria Especial, Gregori falou que um dos desafios que considera mais importante é proteger as crianças e adolescentes ameaçados de morte. “Tiramos essas crianças da rua e damos proteção para que não sejam vítimas do narcotráfico. Há três anos e meio a gente vem desenvolvendo esse trabalho e hoje já conseguimos proteger 70 delas”, explicou.
Durante a reunião, movimentos que lutam por moradia deram seus testemunhos e reivindicaram oportunidades profissionais para esta população. Anderson Lopes Miranda, representante do Movimento Nacional de Moradores de Rua falou em nome dos participantes: “Não queremos albergues, cestas-básicas, o que precisamos é de dignidade, respeito aos nossos direitos humanos. A população de rua precisa de trabalho”, disse Miranda, que pediu um levantamento dos moradores de rua de São Paulo e a prestação de contas de ONGs que trabalham com o tema.
Denúncia
Miranda também apresentou denúncia de agressão a um morador de rua cometida por um funcionário da Prefeitura. O vereador Roberto Tripoli presenciou o fato. “Na última segunda-feira (30/03) quando chegava à Câmara, vi na Praça Miguel Abelar, que fica aqui ao lado do Legislativo, pessoas dormindo. Então alguns funcionários da Subprefeitura da Sé com a Guarda Civil Metropolitana começaram a maltratar essas pessoas. Jogaram os colchões deles, com grande agressividade, com uma auto-afirmação, nem conversaram com as pessoas. Eu disse que precisariam orientar aqueles cidadãos, explicar que o colchão não poderia ficar ali e que existem albergues para dormir. O ser humano precisa ser tratado de forma diferente e não com desrespeito.”
José Gregori mostrou-se preocupado e disse que entrará em contato com a Secretaria de Segurança e que “se este desrespeito foi realmente cometido só descansará quando esta pessoa estiver fora da Prefeitura.”
Para o presidente da Comissão, vereador Gabriel Chalita (PSDB), a denúncia tem de ser apurada. “Precisamos lembrar que morador de rua merece respeito e dignidade. Grande parte da segurança pública é feita com muito respeito e aqueles que cometem arbitrariedades precisam ser punidos.”
Participaram do encontro os vereadores Floriano Pesaro (PSDB), Jamil Murad (PC do B), José Olímpio (PP), Carlos Bezerra Jr. (PSDB), João Antonio (PT), Ítalo Cardoso (PT), Roberto Tripoli e Gabriel Chalita.
|
Vereador denuncia agressão a morador de rua
Categorias
Outras notícias relacionadas
Teatros e associações pedem aprovação de projeto que prevê a remissão de créditos tributários do IPTU
O debate foi realizado pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes. Representantes de teatros e associações também cobraram mais incentivo à cultura.
Atualizado em 03/12/2025 - 18h41Comissão de Saúde dá aval a projeto que incentiva a emissão da Carteira Nacional de Identidade para crianças e adolescentes
Na reunião desta quarta-feira (3/12), a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo analisou uma pauta com quatro itens. Dois deles foram debatidos, e os demais ficaram pendentes de votação. Projetos apreciados Dentre as propostas debatidas está o PL (Projeto de Lei) 305/2025. O texto, que recebeu o... »
Atualizado em 03/12/2025 - 18h05Subcomissão apresenta relatório final sobre os serviços de transporte de passageiros por moto na capital
A Subcomissão do Serviço de Transporte Individual de Passageiros por Motocicleta, vinculada à Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara Municipal de São Paulo, se reuniu nesta quarta-feira (3/12) para apresentar o relatório final do colegiado. O documento propõe o PL (Projeto de Lei) 1487/2025, com as regras para regulamentar o serviço na... »
Atualizado em 03/12/2025 - 17h44.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)