A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal aprovou na reunião desta quarta-feira (26/08) cinco requerimentos. Um deles, do vereador Roberto Trípoli (PV), solicita informações à Secretaria Municipal de Serviços da coleta de resíduos da construção civil. De acordo com o vereador, sob o título “Caçambeiro amplia desova de entulho nas ruas”, o jornal Agora publicou reportagem em que os caçambeiros, alegando não terem alternativa desde o fechamento há duas semanas do Aterro Jaceguava, em Parelheiros, na zona sul, por falta de licença ambiental, estão jogando entulhos nas ruas ou em aterros clandestinos no Jardim Damasceno, na zona norte, causando inúmeros transtornos à população da região.
O parlamentar lembra que o único aterro que tem contrato com a Prefeitura para receber resíduos da construção civil é o de Itaberaba, na zona norte. Mas, por conta do acúmulo de entulhos, estão distribuindo senhas para os caçambeiros e o aterro está deixando de receber cerca de mil toneladas por dia, cujo material acaba sendo despejado nas ruas.
Trípoli quer que a secretaria dê as seguintes informações: a) sabendo que a demanda diária de coleta de resíduos da construção civil é de 3 mil toneladas, e que a capacidade atual de remoção não passada de 2 mil toneladas, porque não houve previsão de dotações específicas na peça orçamentária vigente para ampliar tal capacidade; b) que providências estão sendo tomadas para substituição do aterro de Jaceguava, bem como a previsão do montante de recurso necessários para 2010 para que não haja demanda maior que a oferta.
Projetos
Os vereadores integrantes da comissão analisaram nove projetos, sendo que cinco tiveram seus pareceres aprovados. Também foram aprovados quatro pedidos de vistas.
Os projetos de lei que tiveram seus pareceres aprovados são:
PL 076/07, da ex-vereadora Claudete Alves,
PL 117/06, da ex-vereadora Claudete Alves,
PL 401/08, do vereador Claudinho de Souza (PSDB) e
PL 148/09, do Executivo.
Estiveram presente à reunião os vereadores Wadih Mutran (PP), Donato (PT), Floriano Pesaro (PSDB), Roberto Trípoli (PV), Aurélio Miguel (PR), Arselino tatto (PT), Adilson Amadeu (PTB), Gilson Barreto (PSDB) e Edir Sales (DEM).
|
Tripoli quer da Secretaria de Serviços informações a respeito de aterros para detritos da construção civil
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00.jpg)
.jpg)