A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal aprovou, nesta quarta-feira (25/03), 17 requerimentos dos vereadores. Aurélio Miguel (PR) foi o vereador que apresentou maior número de requerimentos: 12. Seguido pelo vereador Roberto Tripoli (PV) com dois; e por Adilson Amadeu (PTB), Arselino Tatto (PT) e Donato (PT), cada um com um requerimento.Um dos destaques foi o requerimento do vereador Adilson Amadeu, no qual solicita que o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, encaminhe à comissão relatório pormenorizado da situação atual da Conta Sistema do transporte coletivo da cidade. “Nos próximos 45 dias, o sistema de transporte urbano da cidade deverá ir a óbito; não à UTI”, alertou Adilson Amadeu. “Isso por culpa da má administração da Secretaria Municipal de Transportes. Grandes empresários da cidade estão falando que vão entregar as chaves dos seus veículos para que o Executivo faça o transporte público nesta cidade”.
O parlamentar explicou que a Conta Sistema “é uma conta gigante, uma caixa preta que desde o governo Serra venho pedindo para ser aberta, mas não abrem. A gente precisa abrir essa conta para saber a onde está todo o conteúdo, onde estão todos os provimentos guardados lá. Nós precisamos saber por que as empresas estão em déficit e não estão pagando os funcionários. A minha preocupação é com a população de São Paulo.”
Teatro Municipal
Tendo em vista as recentes denúncias veiculadas pela imprensa a respeito de possíveis fraudes na cotação de preços de referência para embasamento de processo licitatório para aquisição de instrumentos musicais para o Teatro Municipal, o vereador Arselino Tatto solicitou que a Secretaria Municipal Finanças dê várias informações a respeito do total de processos auditados pelo órgão desde 2005, com detalhamento do número de processos por unidade orçamentária.
Shopping Villa-Lobos
Depois de parabenizar o secretário municipal de Negócios Jurídico pela eficácia no ganho de causa com relação a “derrubada” da liminar do empreendimento da Construtora Wtorre, localizado na Marginal do Pinheiros com a Avenida Juscelino Kubitschek, o vereador Aurélio Miguel solicitou informações referentes “aos casos dos shoppings centers Villa-Lobos, Jardim Sul e Interlagos, onde não houve a mesma agilidade por parte da municipalidade”.
FEMA
Em um requerimento com três páginas, o vereador Donato pediu que o secretário municipal de Finanças, Aluísio Morais Rodrigues, encaminhe à Comissão o extrato bancário da conta do Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FEMA). O extrato deverá apresentar todas as receitas e despesas, no período de janeiro de 2005 a março de 2009, e, para complementar as informações, solicitou relatório pormenorizado, apresentando como é feito o controle dos recursos que são arrecadados pela Prefeitura e transferidos para o FEMA.
O relatório deverá apresentar a captação dos recursos de todos os itens constantes no Artigo 56 da Lei Municipal nº 14.887, no período de janeiro de 2005 a março de 2009.
Publicidade
Tendo em vista que até 2008, as despesas com publicidade do Município oneravam somente a atividade 8082 denominada “Publicações de Interesse do Município” e que, em 2009, a peça orçamentária manteve a referida atividade com o mesmo código com recursos da ordem de R$ 18.725.500,00 e criou outra sob código 6700 no valor de R$ 12.225.500,00 para atender especificamente o Artigo 1º, parágrafo 1º da Emenda 30/08 que acrescenta o Artigo 69-A à Lei Orgânica do Município, o vereador Roberto Trípoli solicitou que o secretário de Governo, Clóvis de Barros Carvalho, esclareça à Comissão a respeito da execução orçamentária da Atividade 6700 mediante encaminhamento de relatório pormenorizado.
|
Transporte por ônibus pode parar nos próximos 45 dias
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Educação aprecia 42 itens na última reunião de 2025
A Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo analisou 42 PLs (Projetos de Lei) e um requerimento durante reunião realizada nesta quarta-feira (17/12). Este foi o último encontro do colegiado do ano. Projetos Entre as matérias com pareceres aprovados está o PL 702/2025, da vereadora Sandra Santana (MDB), que cria... »
Atualizado em 17/12/2025 - 17h37Comissão de Finanças aprova parecer do projeto sobre o orçamento da cidade para 2026
Na última reunião do ano, realizada nesta quarta-feira (17/12), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo aprovou os pareceres aos Projetos de Lei do Executivo que tratam da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026 (PL 1169/2025) e o PPA (Plano Plurianual) para o quadriênio de 2026 a 2029 (PL 1168/2025).... »
- Comissões
- Finanças
- Geral
- Notícias
- Orçamento 2026
- Plano Plurianual
- Subcomissão
- Subcomissão de Cultura
Legalidade de projetos de vereadores em diferentes áreas avança na última reunião da CCJ de 2025
A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) se reuniu nesta quarta-feira (17/12) para apreciar PLs (Projetos de Lei) de vereadores. Também avançaram propostas relacionadas a títulos e honrarias, datas e eventos e denominações. Frente Parlamentar Ainda na reunião desta quarta, o colegiado deu aval ao PR (Projeto de Resolução) 81/2025 – da vereadora... »
Atualizado em 17/12/2025 - 16h42.jpg)
.jpg)