A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal aprovou, nesta quarta-feira (25/03), 17 requerimentos dos vereadores. Aurélio Miguel (PR) foi o vereador que apresentou maior número de requerimentos: 12. Seguido pelo vereador Roberto Tripoli (PV) com dois; e por Adilson Amadeu (PTB), Arselino Tatto (PT) e Donato (PT), cada um com um requerimento.Um dos destaques foi o requerimento do vereador Adilson Amadeu, no qual solicita que o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, encaminhe à comissão relatório pormenorizado da situação atual da Conta Sistema do transporte coletivo da cidade. “Nos próximos 45 dias, o sistema de transporte urbano da cidade deverá ir a óbito; não à UTI”, alertou Adilson Amadeu. “Isso por culpa da má administração da Secretaria Municipal de Transportes. Grandes empresários da cidade estão falando que vão entregar as chaves dos seus veículos para que o Executivo faça o transporte público nesta cidade”.
O parlamentar explicou que a Conta Sistema “é uma conta gigante, uma caixa preta que desde o governo Serra venho pedindo para ser aberta, mas não abrem. A gente precisa abrir essa conta para saber a onde está todo o conteúdo, onde estão todos os provimentos guardados lá. Nós precisamos saber por que as empresas estão em déficit e não estão pagando os funcionários. A minha preocupação é com a população de São Paulo.”
Teatro Municipal
Tendo em vista as recentes denúncias veiculadas pela imprensa a respeito de possíveis fraudes na cotação de preços de referência para embasamento de processo licitatório para aquisição de instrumentos musicais para o Teatro Municipal, o vereador Arselino Tatto solicitou que a Secretaria Municipal Finanças dê várias informações a respeito do total de processos auditados pelo órgão desde 2005, com detalhamento do número de processos por unidade orçamentária.
Shopping Villa-Lobos
Depois de parabenizar o secretário municipal de Negócios Jurídico pela eficácia no ganho de causa com relação a “derrubada” da liminar do empreendimento da Construtora Wtorre, localizado na Marginal do Pinheiros com a Avenida Juscelino Kubitschek, o vereador Aurélio Miguel solicitou informações referentes “aos casos dos shoppings centers Villa-Lobos, Jardim Sul e Interlagos, onde não houve a mesma agilidade por parte da municipalidade”.
FEMA
Em um requerimento com três páginas, o vereador Donato pediu que o secretário municipal de Finanças, Aluísio Morais Rodrigues, encaminhe à Comissão o extrato bancário da conta do Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FEMA). O extrato deverá apresentar todas as receitas e despesas, no período de janeiro de 2005 a março de 2009, e, para complementar as informações, solicitou relatório pormenorizado, apresentando como é feito o controle dos recursos que são arrecadados pela Prefeitura e transferidos para o FEMA.
O relatório deverá apresentar a captação dos recursos de todos os itens constantes no Artigo 56 da Lei Municipal nº 14.887, no período de janeiro de 2005 a março de 2009.
Publicidade
Tendo em vista que até 2008, as despesas com publicidade do Município oneravam somente a atividade 8082 denominada “Publicações de Interesse do Município” e que, em 2009, a peça orçamentária manteve a referida atividade com o mesmo código com recursos da ordem de R$ 18.725.500,00 e criou outra sob código 6700 no valor de R$ 12.225.500,00 para atender especificamente o Artigo 1º, parágrafo 1º da Emenda 30/08 que acrescenta o Artigo 69-A à Lei Orgânica do Município, o vereador Roberto Trípoli solicitou que o secretário de Governo, Clóvis de Barros Carvalho, esclareça à Comissão a respeito da execução orçamentária da Atividade 6700 mediante encaminhamento de relatório pormenorizado.
|
Transporte por ônibus pode parar nos próximos 45 dias
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Finanças discutirá metas fiscais da cidade do 2º quadrimestre em Audiência Pública
Debate será realizado na Sala Tiradentes. Além da participação presencial, é possível contribuir de forma virtual. Saiba como acessando o hotsite de Audiências Públicas.
Atualizado em 15/09/2025 - 10h37CCJ aprova redação final a projeto de alienação de áreas públicas
Em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira (12/9), a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) da Câmara Municipal de São Paulo aprovou, com cinco votos favoráveis, três contrários e uma abstenção, a redação final do PL (Projeto de Lei) 673/2025, de autoria do Executivo. A proposta, que segue agora para sanção, desincorpora da classe... »
Atualizado em 12/09/2025 - 14h33Comissão de Direitos Humanos debate políticas públicas para população em situação de rua
A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo se reuniu nesta quinta-feira (11/9) para discutir políticas públicas para as pessoas que vivem em situação de rua. Para debater o tema, o colegiado recebeu representantes da sociedade civil, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e da... »
Atualizado em 11/09/2025 - 18h26