Subcomissão discute o empreendedorismo na juventude

10 de setembro de 2014 - 17:31

Categorias

COMISSAO_DE_DIREITOS_DAS_CRIANCAS-10-09-2014-FRANCA-00848-72CAPA
Subcomissão da Juventude recebeu representantes do Sebrae e da Secretaria Municipal do Trabalho    Foto: Luiz França / CMSP

ADRIANA NATALI
TV CÂMARA

A importância do empreendedorismo para os jovens, em especial para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade, foi o tema debatido nesta quarta-feira (10/9) em reunião da Subcomissão da Juventude da Câmara Municipal.

Segundo o consultor de Políticas Públicas do Sebrae Júlio César Durante, o empreendedorismo mostra ao jovem que existe vida além da carteira assinada, que ele pode ter seu próprio negócio. Fortalece nesse jovem o comportamento e a atitude que mostram que ele é o principal responsável por sua mudança, pela melhoria de sua vida, disse.

Alunos da rede municipal e estadual de ensino já têm aulas de empreendedorismo, em uma parceria firmada entre o Sebrae, o governo do Estado e vários municípios, entre eles a Capital. Temos o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que é oferecido às escolas municipais, escolas estaduais de nível técnico, principalmente as ETECs e no nível superior, explicou Durante.

Durante a reunião, o supervisor de Empreendedorismo da Secretaria do Trabalho, Marco Antonio Palmanhani, falou sobre os projetos da prefeitura para estimular os jovens, como a política de desenvolvimento de startups, batizada de Tech Sampa, que possui quatro programas de fomento, entre eles o VAI TEC Valorização das Iniciativas Tecnológicas. Estamos formalizando nossa agência de desenvolvimento  e dentro dela o projeto VAI TEC vai premiar em R$ 25 mil os jovens que apresentarem projetos inovadores na área de tecnologia. Temos ainda o projeto São Paulo Criativa, na área de desenvolvimento de software, disse. 

O vereador Jean Madeira, presidente da Subcomissão, cobrou de todos mais empenho na divulgação dessas informações para a sociedade. Temos que fazer com que essas informações cheguem até o jovem da periferia, por isso estamos trabalhando para aprovar o PL [Projeto de Lei] que trata da Expo Jovem, levando todas essas informações às subprefeituras.

 (10/09/2014 14h22)

Outras notícias relacionadas