Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Enviar comentário

Sessão Plenária: vereadores discutem mobilidade, saúde, serviços públicos e cultura

Por: DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

19 de agosto de 2025 - 18:37
Richard Lourenço / REDE CÂMARA SP

A abertura da semana de trabalho do Plenário da Câmara Municipal de São Paulo, nesta terça-feira (19/8), foi marcada por discursos dos vereadores durante o pequeno e grande expedientes e nos comunicados de liderança. Mobilidade urbana, saúde, serviços públicos e cultura foram alguns temas abordados pelos parlamentares.

A vereadora Renata Falzoni (PSB) lembrou que 19 de agosto é o Dia Nacional do Ciclista. A data foi escolhida em homenagem a Pedro Davison, ciclista que faleceu ao ser atropelado em 19 de agosto em 2006, em Brasília, por um motorista que dirigia em alta velocidade e embriagado. O dia também incentiva o respeito ao ciclista e o uso da bicicleta nos deslocamentos diários. 

No discurso, a parlamentar comentou que nas décadas de 1950, 1960 e 1970 a bicicleta era “o primeiro bem de consumo de qualquer família brasileira, muito antes da televisão, muito antes da geladeira”. Segundo Falzoni, a bike era o principal meio de locomoção da população da época – majoritariamente formada por moradores das zonas rurais das cidades. 

“Isso em um país que teve muito precocemente indústria de bicicleta. Portanto, o Brasil foi, ainda é e poderá ser muito mais movido a pedal”, destacou Renata.

Dentre outros assuntos do Plenário, a vereadora Janaina Paschoal (PP) elogiou o atendimento prestado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Mooca, na zona leste da capital. “Estou fazendo o elogio porque uma pessoa muito próxima precisou dos serviços e a família foi muito amparada, muito acolhida em um momento difícil”. 

“Fazemos visitas técnicas aos equipamentos, mas é diferente quando você está ali para ser atendido. Eu pude observar um outro prisma. Fica aqui o meu elogio a toda a equipe e o agradecimento”, completou Janaína. 

Já o vereador Hélio Rodrigues (PT) falou de um PL (Projeto de Lei) que recentemente protocolou na Câmara. A proposta cria alternativas para solicitar o sepultamento gratuito nos cemitérios da cidade. “Você tem muitas denúncias na imprensa de que as pessoas não estão conseguindo exercer esse direito de sepultar o seu ente querido, quando não têm condições financeiras, usando a lei do sepultamento gratuito”. 

De acordo com o projeto, ao invés de utilizar o CadÚnico (Cadastro Único) como critério para solicitar o benefício, pessoas de outros programas sociais também poderiam ter acesso ao sepultamento gratuito. Rodrigues pontuou ainda que a comprovação da falta de condições financeiras seria autodeclaratória e os custos seriam incorporados à concessão, através de cláusulas existentes no contrato vigente. 

O vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL) também subiu à tribuna para discursar. O parlamentar comentou a situação do Teatro de Contêiner Mungunzá, localizado na região da Luz, no centro da capital paulista. Em maio, a Prefeitura de São Paulo notificou a Companhia Mungunzá de Teatro, responsável pela gestão do espaço, para desocupar o terreno onde o equipamento está instalado. Segundo o parlamentar, o prazo se encerra nesta quarta-feira, 21 de agosto.

Vespoli ressaltou o impacto positivo do Teatro de Contêiner na região para defender a manutenção do local. “Ali era um lugar onde as pessoas só jogavam entulho, estava totalmente abandonado. E eles limparam todo aquele espaço. Hoje, lá, há vários tipos de cursos: de teatro, de vários instrumentos musicais, para as mulheres”, disse. 

“É um espaço hoje vivo e é um espaço territorial, porque o atendimento se dá muito às pessoas que moram ali na região”, disse o vereador Professor Toninho Vespoli. 

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para quarta-feira (20/8), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

Para esta quarta-feira, estão previstas votações de projetos que tratam do Butantan e do Procon Municipal. A proposta que amplia multas por fios abandonados também pode entrar na pauta

A íntegra da Sessão Plenária desta quarta, presidida pelo vereador João Jorge (MDB), pode ser conferida no vídeo abaixo.

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar