Sessão Plenária: vereadores discursam sobre proteção animal, carnaval e envelhecimento

Por: DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

11 de novembro de 2025 - 17:28
Imagem mostra o plenário da Câmara Municipal de São Paulo com vereadores e assessores em atividade. Ambiente amplo, iluminação branca, painéis de madeira e mármore; tela exibe transmissão da sessão.Lucas Bassi / REDE CÂMARA SP

O espaço dos comunicados de liderança da Sessão Plenária desta terça-feira (11/11) da Câmara Municipal de São Paulo foi aberto para os vereadores discursarem sobre temas de livre escolha. Cada parlamentar que subiu à tribuna teve até cinco minutos de fala. Proteção animal, carnaval e envelhecimento da sociedade foram alguns dos assuntos repercutidos.

Primeira a discursar, a vereadora Janaina Paschoal (PP) demonstrou preocupação com as condições de trabalho e cuidado de passeadores de cães na capital paulista. Ela disse que está elaborando um PL (Projeto de Lei) para limitar o número de cachorros que os profissionais podem conduzir simultaneamente. 

De acordo com Janaina, há situações em que os condutores levam 10, 12, 15 até 20 cachorros ao mesmo tempo. “É uma situação de insegurança real, de risco real para os cachorros conduzidos e para os próprios condutores”, frisou ela. “Não é só para manter a ordem na cidade, mas para manter a segurança das pessoas e dos outros animais”.

O vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL) leu uma nota pública assinada por várias entidades ligadas ao carnaval paulistano. As organizações denunciam a falta de espaço físico para abrigarem os carros alegóricos – em especial a escola de samba Combinados de Sapopemba. A agremiação afirma que caso o problema não seja resolvido, a instituição pode deixar de existir. 

A nota lida por Vespoli ressalta que “escolas de sambas são quilombos artísticos urbanos, são espaços de cultura, convivência comunitária e ancestralidade, geração de renda com produção de artesanatos, solidariedade e resistência”. O documento também pede que a Combinados de Sapopemba continue abrigando os carros alegóricos embaixo do viaduto Pacheco Chaves, na Vila Prudente.

Já o vereador Senival Moura (PT) repercutiu o tema da redação do Enem 2025: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Para o parlamentar, a proposta é “extremamente atual e relevante, considerando o processo de transição demográfica e o envelhecimento populacional pelo qual o Brasil vem passando”.

Moura comentou que “a cidade de São Paulo vivencia um acelerado processo de envelhecimento demográfico, resultado da queda nas taxas de fecundidade, da redução da mortalidade e do aumento da expectativa de vida”. Ele ainda chamou a atenção para a necessidade de formulação de políticas públicas que reflitam essa realidade e deu como exemplo um PL de autoria própria. 

Por fim, a vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO) discursou sobre as atividades legislativas da Câmara e política nacional. 

Homenagem

A pedido da vereadora Edir Sales (PSD), os parlamentares respeitaram um minuto de silêncio pelo falecimento da GCM (Guarda Civil Metropolitana) Ingrid Oliveira da Paixão na última quinta-feira (6/11).

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para esta quarta-feira (12/10), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

A íntegra da Sessão Plenária desta terça-feira pode ser conferida aqui.

Outras notícias relacionadas