Durante o ano de 2025, a Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente da Câmara Municipal de São Paulo promoveu 10 reuniões ordinárias, uma extraordinária e emitiu 18 ofícios. O colegiado, criado em 2024, tem entre suas finalidades debater iniciativas para acelerar a implantação de tecnologias, de processos e de métodos, em articulação com órgãos e entidades governamentais, instituições de pesquisa acadêmica e empresas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
Instalação da Comissão
A reunião de instalação aconteceu em 8/5, quando o vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS) foi reeleito para a presidência do colegiado em 2025. Para a vice-presidência, os integrantes da Comissão elegeram o vereador Thammy Miranda (PSD).
O colegiado foi composto ainda pelos vereadores Amanda Vettorazzo (UNIÃO), Dr. Milton Ferreira (PODE) e Hélio Rodrigues (PT).
Inteligência artificial e inovação em políticas públicas
No início dos trabalhos, os avanços tecnológicos e o uso da IA (Inteligência Artificial) em políticas públicas estiveram entre os temas debatidos em uma reunião que contou com a presença de especialistas e representantes de empresas do setor.
Os convidados apresentaram as modernizações já implementadas e também projetos para as áreas da saúde e do turismo na cidade.
Mobilidade urbana e serviços digitais
A Comissão também recebeu representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte, da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, além do diretor-executivo da empresa Dadalus Solution e do conselheiro da Fundação Vanzolini. O objetivo do encontro foi apresentar dados e propostas para o desenvolvimento das áreas tecnológicas.
Um dos temas tratados na reunião foi o avanço dos semáforos inteligentes no centro expandido de São Paulo, além dos programas Wi-Fi Livre SP – programa criado para ampliar o acesso à rede pública de internet – e o Descomplica SP, que oferece diversos serviços municipais.
Requalificação urbana e energia sustentável
O colegiado tratou ainda das obras de requalificação do centro de São Paulo para uma cidade mais acessível e conectada. Os parlamentares também debateram com especialistas a geração de energia fotovoltaica para alimentar dos ônibus elétricos.
Controle viário e uso de dados
Em outro encontro, foram ouvidos representantes do Google Brasil e da Prodam (empresa de tecnologia da informação e comunicação da Prefeitura) para discutir avanços nos sistemas de controle viário da cidade. O diretor-presidente da Prodam, Francisco Forbes, informou que a empresa atua para auxiliar na unificação dos dados nas secretarias municipais e ressaltou a importância de uma solução tecnológica em mecanismos de centralização de dados de trânsito.
Paula Aluani, líder de Parcerias para Produtos Geográficos e Mapas da Google Brasil, falou sobre o Green Light – produto presente em 17 cidades ao redor do mundo que conta com inteligência artificial e dados de mobilidade urbana para diminuir a emissão de CO₂ de veículos parados nos semáforos. Ela também destacou o programa Waze for Cities, que fornece dados para a população, como atualizações de obras e ruas interditadas, para que o cidadão tenha uma melhor experiência de mobilidade.
Meio ambiente e acessibilidade
Outros assuntos discutidos pela Comissão foram meio ambiente e acessibilidade. Um dos temas tratados foi a proposta de descontaminação de solos e rios por meio do uso da biotecnologia.
A inclusão de acessibilidade no meio digital e nas obras de requalificação do Centro Histórico também foram debatidas. O diretor de Acessibilidade Digital e Inclusiva da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Danilo Souza, mostrou os avanços tecnológicos e as inovações adotadas pela pasta na gestão direta e indireta.
Complementando a discussão sobre o tema, a supervisora das obras de qualificação do Triângulo Histórico, Sandra Katssura, destacou o andamento das intervenções na região central da cidade e disse que a previsão de conclusão dos trabalhos é no primeiro semestre de 2026.
Gestão de cemitérios municipais e transformação digital
Ainda durante o ano de 2025, os parlamentares ouviram representantes de órgãos da Prefeitura como o presidente da SP Regula (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo), João Manoel da Costa Neto, que apresentou as ações voltadas à gestão dos cemitérios municipais. Ele destacou como a tecnologia tem contribuído para modernizar o setor.
No mesmo encontro, a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Gestão, Regina Silvério expôs o funcionamento do projeto Simplifica AÍ e os benefícios da transformação digital na gestão de São Paulo.





