Em reunião realizada nesta terça-feira ( 12/05), a Comissão de Defesa dos Direitos da Crianças e do Adolescentes decidiu convocar os secretários municipais da Educação, Participação e Parceria, Trabalho e Assistência Social para que eles prestem esclarecimentos sobre problemas envolvendo o Projovem, programa federal de capacitação profissional destinado aos jovens. A reunião acontecerá no dia 26 de maio, às 11h, na Câmara. Medidas do Executivo municipal em relação ao Projovem vêm repercutindo na imprensa paulistana. Alunos queixam-se de não terem recebido ainda os certificados de conclusão de curso. Além disso, a Prefeitura está sendo acusada de ter devolvido à União grande parte da verba destinada ao programa. “Não dá para justificar que não há demanda”, argumentou o vereador Alfredinho (PT) O presidente da Comissão, o vereador Netinho de Paula (PC do B), justificou a necessidade da convocação. “É uma medida drástica, já que faz quatro meses que estamos tentando resolver esse problema e as respostas têm sido insuficientes”, disse ele.
O vereador Senival Moura (PT) está preocupado com o futuro do programa. “O novo Projovem está em risco. É preciso que se regularize a situação em São Paulo, para que haja uma continuidade ”, explicou ele.
O professor Mateus Alves Rodrigues deu aulas de qualificação profissional pelo Projovem em 2007. Ele afirmou que os alunos ligam em seu celular pedindo pelo certificado. “Eu incentivei os jovens a concluírem o curso. Foi um esforço muito grande. Agora, a Secretaria do Trabalho não tem nem o controle de qual curso cada aluno fez, é uma desorganização muito grande”, disse ele.
Semana do Hip Hop e consolidação das leis municipais da criança e adolescente
A Comissão designou os vereadores Floriano Pesaro (PSDB), Juliana Cardoso (PT), Senival Moura, Netinho de Paula para participarem do Grupo de Trabalho que tem por objetivo debater o PL 97/07 que dispõe sobre a consolidação e organização das mais de cinco mil leis municipais que tratam da criança e do adolescente.
No próximo dia 21 de maio, às 19h, haverá audiência pública para a discussão da Semana do Hip Hop na ONG Ação Educativa que fica na rua General Jardim, 660. O objetivo é unir forças para que a Semana aconteça este ano.
Participaram da reunião os vereadores Alfredinho, Floriano Pesaro, Netinho de Paula, Juliana Cardoso, Senival Moura e Noemi Nonato (PSB).
|
Secretários serão convocados para prestar esclarecimentos sobre o Projovem
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Direitos Humanos marca audiência sobre desafios para a retomada de vínculos familiares com pessoas aprisionadas
“Familiares exercendo sua Cidadania: Desafios e Possibilidades para a Retomada dos Vínculos Afetivos e de Confiança Com as Pessoas Aprisionadas em um Contexto de Interiorização dos Presídios” é o tema de uma Audiência Pública que a Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo realizará na próxima segunda-feira (20/10), a... »
Atualizado em 18/10/2025 - 15h44Moradores da zona norte apresentam demandas em audiência sobre o Orçamento 2026 e o PPA
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou neste sábado (18/10), no CEU Paz, zona norte, a 1ª Audiência Pública regional para tratar do orçamento da capital paulista para o ano que vem. Foram debatidos os Projetos de Lei do Executivo – PL (Projeto de Lei) 1169/2025, referente a LOA (Lei... »
Atualizado em 18/10/2025 - 14h49Impactos de grande empreendimento imobiliário na região de Pirituba e Jaraguá são assunto de audiência da Comissão de Política Urbana
A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo agendou para o dia 30 de outubro (quinta-feira) sobre os impactos do Cidade Sete Sóis, um grande empreendimento imobiliário na região de Pirituba / Jaraguá, localizado na av. Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do nº 6.500. A convocação do... »
Atualizado em 18/10/2025 - 12h30