Frange questionou a construção de moradias em áreas de ZEPAM (Zonas de Proteção Ambiental). Para o vereador, estas edificações deveriam ser realizadas no perímetro urbano. O parlamentar questionou as mudanças das Zonas de proteção. “Esse processo também poderia ser tratado na Câmara, como um projeto de habitação de interesse social” De acordo com Ricardo Pereira Leite, secretário de Habitação, a ZEPAM permite uma taxa de ocupação de até 10%, desde que se respeitem os coeficientes e os limites de edificação (gabaritos). “A população já está instalada nesses locais, por isso tornam-se lugares interessantes para propor uma transformação; feita com planejamento sem a necessidade de remover ninguém.” A lei atual permite construções nas imediações do Reservatório Guarapiranga com até Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Luiz Bucalem, o decreto não muda e nem desrespeita a legislação vigente. “O que estamos fazendo é arrumar terreno para construir moradia.” Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, de 2008, aponta que déficit habitacional na capital pode chegar a 1,5 milhão. O Secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, ressaltou que a verticalização nesses locais pode também auxiliar na proteção do solo. A intenção, de acordo com o decreto do Executivo, é que sejam erguidos prédios com um andar térreo e mais quatro andares, sendo instalados quatro apartamentos por andar. “A ideia é obter um equilíbrio econômico, social e ambiental, sem um se sobrepor ao outro. A proposta mantém as áreas verdes e preserva melhor o solo do local. Além de que a verticalização permite o abrigo de mais pessoas e em um espaço menor. Feita com responsabilidade é uma ótima opção”, aponta Jorge. Participaram do encontro os vereadores José Police Neto (PSDB), Claudio Prado (PDT), Goulart (PMDB), Claudio Fonseca (PPS), Paulo Frange (PTB) e Domingos Dissei (DEM), presidente. |
Secretários explicam decreto que permite construção de moradias em áreas de proteção ambiental
Categorias
Outras notícias relacionadas
Representantes do segmento de eventos participam de reunião da Comissão de Turismo
Na manhã desta terça-feira (9/12), os vereadores da Comissão de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos conversaram com representantes da BGS (Brasil Game Show), da Congetur (Conselho Gestor do Polo de Ecoturismo de São Paulo) e do ProWine em São Paulo. Thiago Caldas, gerente comercial da BGS,... »
Atualizado em 09/12/2025 - 17h20CPI do Jockey Club: vereadores solicitam equipes técnicas para dar apoio à investigação
Os vereadores que integram a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Jockey Club se reuniram nesta terça-feira (9/12) e aprovaram 14 requerimentos, incluindo pedidos de equipes técnicas e solicitações de informações e documentos. O objetivo do colegiado é investigar a regularidade fiscal e imobiliária das atividades do Jockey Club de São Paulo e apurar a... »
Atualizado em 09/12/2025 - 14h51CCJ discute em audiência Serviço Família Acolhedora, programa voltado a crianças e adolescentes da capital
O projeto prevê novos critérios para o cálculo do pagamento do auxílio pecuniário concedido ao SFA, tornando o valor mais atrativo e ampliando os acolhimentos do programa.
Atualizado em 08/12/2025 - 16h59

